Nelson Moleiro
12 Volts 2018

Energia, ou melhor, o acesso a ela, conduz-nos à temática da sua escassez e custo crescente, matéria actual na conjuntura e futuro mundiais. Por isso meus amigos, anseio por vinhos electrizantes, que promovam a voltagem vínica dentro de nós, que mantenham uma dinâmica vínica pessoal que não se esfume. Em sentido inverso temos os vinhos de combustão, que recorrem à madeira e ao mesmo tempo nos aquecem demasiado a alma, a ponto de a evaporar totalmente, tal é o grau alcoólico que apresentam, autênticos vinhos licorosos.
Vinhos com frescura e salinidade, abertos e de extracção moderada, é o estilo que me identifico para beber regularmente, e os vinhos insulares assentam maioritariamente nestes pressupostos. Sinto que o mercado estrangeiro de nicho tem apostado muito neste estilo de consumo, onde a alta restauração hippie, sommeliers e trendsetters, têm contribuído imenso. Este 12 Volts é o vinho porta estandarte da Adega 4 Kilos na Ilha de Maiorca, actualmente um dos produtores mais entusiasmantes e refenciados da nova vaga de produtores em Espanha. Um blend de castas locais, Callet e Fogoneu (60%) e de castas importadas, Syrah (20%), Cabernet Sauvignon (10%) e Merlot (10%). Viticultura biodinâmica, fermentação em inox onde só se recorrem a leveduras autóctones, e posterior estágio de 9 meses em foudres de carvalho de 3000 litros e barricas de carvalho francês usadas de 225 litros.
No nariz aromas de bagos de fruta negra e um levo couro, com uma sensação terrosa de fundo. Sedoso e muito agradável no final do boca, onde predomina a fruta madura e algum balsâmico. Sente-se sobretudo, no retronasal, a fruta mais quente e madura, mas sem incomodar ou beliscar o conjunto, onde reina a harmonia, já que se trata de um vinho muito guloso e fácil de beber, afinal são só 12 volts.
Não é o meu vinho insular predilecto, prefiro aqueles com carácter Atlântico nas Ilhas Canárias (Envínate e Suertes del Marqués), ou até mesmo, a neste nível Mediterrâneo, vinhos da Sicília (Arianna Occhippinti).
Castas: Callet e Fogoneu (60%), Syrah (20%), Cabernet Sauvignon (10%) e Merlot (10%)
Região: Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha
Teor Alcoólico: 12% Vol
PVP: +/- 16,5 €

