top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Calor??? Porto Branco Tónico! - Pacheca again!


Porto Tónico

Para concluir a minha aventura pelos vinhos da Quinta da Pacheca, quis trazer um vinho, que não fosse simplesmente mais um vinho. Amante de gin tónico, não hesitei em trazer na bagagem um Porto Branco, o Pacheca Port White, de forma a explorar os sabores de um bom Porto Tónico.

Porto branco com tónica, é uma bebida ainda não muito comum em Portugal, mas bastante apreciada além fronteiras. Contudo, com o crescimento do consumo do gin tónico dentro de portas, abriu-se uma nova perspectiva e mercado para o vinho do Porto. O vinho do Porto branco, frutado e de corpo leve, casa muito bem com a amargura da tónica, criando uma bebida agradável, descontraída e charmosa. O ideal será talvez 1/3 de Porto para 2/3 de tónica, ou até mesmo um pouco mais de Porto, já que não queremos demasiada tónica a sobrepor-se aos sabores suaves do vinho. A escolha da tónica é uma questão de preferência pessoal, desde a conhecida Schweppes, Nordic, 1724, Fever Tree, etc. Eu usei Fever Tree Indian tonic, que habitualmente tenho lá por casa. É uma bebida cheia de estilo, ou com swag, na linguagem desta geração Pókemon.

O Porto Branco, é usado há décadas como aperitivo! Sofisticado, perfeito para abrir uma refeição relaxada, serve-se fresco num copo largo de Porto.

Para acompanhar as tendências dos consumidores modernos, o Porto Branco alia-se ao público jovem para criar uma bebida de verão, original e refrescante, o Porto Tónico. Sugiro servir em copo de vinho alto, mais elegante que um copo de gin, e na harmonização, seguir o gosto individual. Um ramo de hortelã, uma rodela de limão, toranja, etc.

 

Ingredientes do Porto Tónico Branco Táscuela

5-6 pedras grandes de gelo

1 + 1/2 medida de vinho do Porto Branco Pacheca

2 medidas de água tónica Fever Tree Indian

2 cerejas cortadas ao meio (amoras também ficam bem)

1/2 rodela de toranja (usei laranja que não tinha toranja, mas esta fica melhor que é mais ácida)

1/2 rodela de limão (usei para compensar a não utilização da toranja)

A preparação é básica. Botar gelo lá para dentro, e com a colher gelar bem o copo, retirando a água que se formou entretanto. Introduzir o Vinho do Porto, laranja, limão e cerejas. Mexer ligeiramente, e deitar a tónica pela colher de forma a preservar o gás. Mais uns twists com a colher e bota abaixo! Estás pronto para o verão!

Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
Porto Branco Tónico
 

Pacheca Port White

Origem: Portugal, Douro As uvas de Malvásia Fina, Códega, Gouveio e Viozinho são vindimadas para caixas de 25Kgs e transportadas para a adega onde sofrem uma fermentação com uma maceração pelicular parcial, para que haja extracção de alguma matéria corante, corpo e aroma. De seguida, o mosto é prensado e a fermentação segue o esquema de vinificação em branco até à fortificação Álcool: 19,5% vol

Porto Branco Tónico Pacheca

www.quintadapacheca.com

#PortoTónico #VinhodoPorto #QuintadaPacheca #VinhodoPortoBranco

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page