• Nelson Moleiro

Festival Gin e Sushi - Mercado Sant'Ana Leiria


Olá malta! Já foi há uns bons dias, no início de Setembro, que se realizou mais um Festival Gin e Sushi no Mercado de Sant'Ana, na nossa cidade de Leiria. Hoje vimos relembrar essa experiência, e como foi o evento aos olhos do Táscuela. Desde já, temos que felicitar a iniciativa e a realização deste tipo de eventos em Leiria, trazendo para a cidade movimentos e tendências e da actualidade. A população leiriense agradece e orgulha-se, e a cidade vê o seu nome na ribalta. Leiria está bem e recomenda-se. Desta forma, temos que agradecer à Câmara Municipal de Leiria e à empresa Novadis, todos os esforços para a realização de mais este festival. No ano passado não consegui estar presente no lançamento da sua primeira edição, mas este ano não poderia faltar. Realizado no dia 9 e 10 de Setembro, sexta-feira e sábado respectivamente, foi no primeiro dia que acedi ao convite e marquei presença. Gostei da harmonia do espaço, acolhedor e elegante, música ao vivo ambiente, e no que respeita ao que me levou lá, o Gin, fiquei bastante contente com a oferta presente. Tivemos marcas e referências no mundo do Gin, tal como Hendrick's, Gin Mare, Beefeater, Plymouth, Bulldog, Tanqueray, The London Nº1, Nº3 London Gin, e algumas novidades, menos conhecidas e algo diferentes como Jinzu e Caorunn. Todos eles bem harmonizados pelas tónicas premium Schweppes. Algumas marcas além do tradicional Gin tónico, também ofereceram cocktails feitos com o seu Gin, pela mão de bartenders e profissionais da área.

Quanto ao sushi, estou longe de ser a pessoa mais indicada para opinar, mas daquilo que conheço e baseando-me na minha experiência, tivemos sushi de altíssima qualidade, verdadeiramente gourmet, e de chorar por mais. Uma cuvete sabe a pouco, duas já sais a sorrir! Que belo sashimi pah, obrigado Everything About Sushi! Quem não gostasse de Gin, tinha no balcão Schweppes, a possibilidade de desfrutar de outras bebidas espirituosas e cocktails, e assim, ninguém ficou esquecido e excluído. No decorrer dos dois dias de festival, também foram oferecidas aos visitantes, sessões de show cooking sobre preparação de sushi e técnicas inovadoras de gastronomia molecular. Não consegui participar, mas saúdo a realização destas actividades gratuitas, dando a possibilidade à população ter contacto com algo diferente.

E quanto ao Gin? Vamos lá então. Existem Gins tão emblemáticos e conhecidos que é escusado falar muito neles, já que são do conhecimento geral e a sua qualidade devidamente reconhecida. Falo, só por mero exemplo, de marcas como Gin Mare, Hendrick's, Bulldog, Tanqueray. Tendo ido no período nocturno de sexta-feira, procurei experimentar algumas marcas que para mim eram novidade, como Jinzu, Caorunn, Seagran's e The London Nº1. Depois, terminaria com alguns Gins já famosos, e que me convencessem à prova no momento. Posto isto, não pretendo uma descrição exaustiva dos Gins, somente falar um pouco das novidades e dos Gins que para mim se evidenciaram.

Novidades

Seagram's Gin

Nunca tinha bebido, mas já tinha ouvido falar da leveza deste Gin, sendo o Gin mais bebido na América, ao invés dos nossos familiares Gordon's ou Beefeater. Realmente, é muito mais leve do que outros, muito fácil de beber, o ideal para quem não aprecia o sabor forte do Gin. Contudo, não perde o ADN de um clássico Dry Gin, com sabor agradável a zimbro, notas cítricas e florais. Não é o meu Gin de eleição certamente, mas marca a sua posição no mercado.

Caorunn Gin

O Gin é límpido, seco e bem equilibrado, mas ainda assim encorpado. Os botânicos evidenciam-se no palato, com especiarias, frutas cítricas e notas florais, tudo bem harmonizado, com nota de zimbro seco que deixa um acabamento fresco e limpo. Curiosamente, o perfect serve recomendado para um Caorunn Gin Tónico é com uma fatia fina de maçã vermelha. Segue a herança Escocesa, e a garrafa (que foi influenciada pelo movimento Scottish Art Nouveau), tem uma base de cinco lados. Tanto a forma, como o asterisco simbólico, representam os cinco botânicos celtas (baga de Rowan, urze, folha dente de leão, maçã vermelha "coul blush", e "bog myrtle").

Jinzu Gin

É um Gin nada convencional, descrevendo-se a si mesmo como um Gin britânico com toque japonês, uma mescla entre os sabores britânicos e japoneses. Misturado com saqué, foi criado por uma jovem bartender, Dee Davies, que combinou as suas raízes britânicas com a sua paixão pelo Japão e toda a sua cultura e riqueza botânica. A frescura do zimbro e o sabor cítrico do yuzu, são suavizadas pela presença da flor de cerejeira japonesa com um acabamento suave e distinto de saqué. Foi o Gin mais "diferente" que experimentei até hoje, com um sabor definitivamente oriental, e muito bom para acompanhar o sushi.

Evidências e destaques

The London Nº1 Este Gin apresenta-se com uma cor água-marinha azulada, brilhante e luminosa. Possui aromas deliciosos de bagas de zimbro e aromas balsâmicos. Tem um paladar delicado com alguma viscosidade, e uma sensação de secura bastante elegante. Leve, mas muito aromático , com notas balsâmicas de qualidade, é muito equilibrado, com um final longo e sensual. O álcool é bem integrado, elegante e limpo. Pode ser servido de diferentes formas, o bartender disse-me que uma das mais bem comentadas é a adição de fatias finas de gengibre, cardamomo e casca de limão. Contudo, segui a sua dica e bebi com tónica Schweppes Premium Indian, e com laranja kumquat. Este é daqueles Gins que podem ser saboreados puros com gelo, tal a sua qualidade e aroma. Uma palavra para o bartender, um verdadeiro master na sua arte, grande máquina!

Além de novidade, foi o Gin que elegi como o melhor da noite, The London Nº1. Destaque também para a qualidade do Plymouth Navy Strength, e do Gin Mare, meu amigo de longa data, e que não podia deixar de beber, assim a modos de tira-gosto, entre provas!

Fica uma galeria de imagens da minha experiência no Festival Gin e Sushi. Espero ansiosamente pela próxima edição. Se puderem, tragam o Nolet's para partir a loiça toda!

Festival Gin e Sushi

#gin #FestivalGineSushi #Schweppes #Sushi #GinMare #PlymouthGin #SeagramsGin #BeefeaterGin #TheLondonNº1Gin #TanquerayGin #JinzuGin #HendricksGin #Nº3LondonDryGin #CaorunnGin #BulldogGin #Novadis #MercadoSantAna #Leiria

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle