Nelson Moleiro
Encontro com o Vinho e Sabores 2016

Já foi no mês passado, a meio de Novembro, que decorreu o evento Encontro com o Vinhos e Sabores 2016 no Centro de Congressos de Lisboa. Mais uma edição deste evento, organizado pela Revista de Vinhos, que é considerado o maior evento de vinhos em Portugal, e que habitualmente decorre durante quatro dias, sexta, fim-de-semana e segunda-feira, sendo este último dia exclusivo para profissionais. Já estive para participar neste certame em diversas ocasiões, mas nunca foi possível ou oportuno, contudo este ano lá consegui marcar presença.
E o que tenho a dizer sobre este EVENTO?
É uma organização tremenda, de enorme dimensão e projecção, com centenas de produtores e representantes, milhares de vinhos em prova, em que cada expositor dá a provar ao consumidor as suas novidades no mercado. A existência de um pavilhão destinado aos "sabores" é de enaltecer, ainda que não tenha visitado o espaço convenientemente, já que só compareci no dia de sábado, e o destinei quase em exclusivo aos vinhos.
A minha experiência no EVENTO
O que tenho a dizer sobre a minha experiência? Muito pouco! Isto porque, à semelhança de qualquer rookie, amador nestas andanças, não fiz um plano prévio e selecção do que visitar, direccionando desta forma a minha experiência para uma aprendizagem mais selectiva. Ao contrário, optei pela febre de querer visitar todas as "capelinhas", não fossemos nós verdadeiros devotos desta religião. Julgo que um só dia é muito pouco para quem pretende efectivamente registar experiências positivas, excluir outras que desiludam, e assimilar algo deste evento. Talvez um dia para vinhos brancos e rosés, outro para tintos e espirituosos, ou mesmo uma prova especializada, sejam as minhas ideias para uma futura participação pessoal.
Até porque o sábado deve ser mesmo o dia de maior confusão, em que perto da recta final temos um género de Feira da Golegã, em que só ficam a faltar os cavalos, como comentou a minha amiga Andreia, ahah.
De qualquer forma adorei a experiência, num ambiente descontraído e na companhia de amigos, em que revisitei produtores já meus conhecidos, mas também conheci e contactei com novos vinhos, empresas e especialistas deste mundo vínico. Alguns vinhos premiados, de mim não levam prémio, e alguns vinhos injustamente ignorados, ganham o meu reconhecimento pessoal. Mas isto é o mundo dos vinhos, debate, discórdia e muita prova.
Lá estaremos no Encontro com o Vinho e Sabores 2017! Ficam algumas fotos e respectiva galeria.










Galeria