• Nelson Moleiro

Inverno à porta?! Comida e Vinho de Conforto. Grainha Reserva Tinto 2012


Olá meus caros! Pois é, a poucos dias do Natal, estamos também a um dia de entrarmos oficialmente na estação de Inverno, e com o frio aí a bater à porta, nada melhor que aquecer e condimentar muito bem a barriguinha. E que tal fazer isso ao jeito do Táscuela? Nada mais nada menos que sacar de um bom tintol e de uma refeição confortante para dar na boca ao frio que aí se passeia. Leiria é fria pra chuchu! Conforto do lar, um rolo de carne no forno, o cheirinho a pairar pela cozinha, uma garrafa de um bom vinho tinto a respirar, que posso pedir mais? I'm in heaven!

O Inverno para mim é significado de muitos prazeres para desfrutar dentro de portas, e uma boa carne para assar no forno é um parceiro simpático e sem dúvida alguma, vencedor, para bailar com um bom vinho, seja na companhia da família ou de amigos. E dança, e dança e dança! Desta vez pretendi trazer um vinho tranquilo, sedutor, e de fácil acesso a todos os consumidores, uma vez que o poderão encontrar nas diferentes artérias comerciais, numa homenagem aos bons vinhos que a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo produz. É um produtor de renome no Douro, nem sempre muito falado nos pop-ups vínicos actuais, mas que marca pontos pela excelência dos seus vinhos, com um portefólio coerente, sério, e que considero acima da média. O escolhido foi este Grainha Reserva 2012.

A Bucha

Rolo de Carne

Carne de Porco

Alheira

Cogumelos

Bacon

Queijo

(Talho Almerinda - Leiria - junto ao Quartel)

Acompanhamento

Castanhas e Pêras caramelizadas

Sophie's Secrets - a cozinheira

A Buída

Quinta Nova Grainha Reserva Tinto 2012

Região: Douro

Castas: Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca, Touriga Nacional

Vinhas: Idade média superior a 25 anos da sub-região Cima Corgo

Estágio: Barricas de carvalho francês, 75% de segundo ano e 25% terceiro ano, prolongando-se até 18 meses

Álcool: 14% vol

Notas de prova: Vinho com óptima cor rubi concentrada, depois de respirar, apresenta muita complexidade aromática a frutos maduros negros. Na boca, mostra toda a fineza de seus taninos, que integram bem com o fruto maduro, denotando ser um vinho muito sedoso e muito concentrado em sabores. Tem um final de boca longo e persistente, onde a simbiose do carvalho com o fruto é interessante. Um bom vinho, acessível a todos os consumidores. Preço a rondar os 12-13€

E como estamos a chegar ao Natal, não queria perder a oportunidade de desejar a todos os seguidores e fãs do Táscuela um Feliz e Santo Natal, junto da vossa família, amigos e garrafas de vinho. O Gin não é muito famoso nestas alturas de celebração, mas é sempre bem-vindo e bora lá convidá-lo a juntar-se à festa. Que tenham muitos sorrisos, abraços, partilhas, e muito vinho derramado pela mesa, é sinal de festa!

Beijos e Abraços a todos!

#RolodeCarne #QuintaNova #GrainhaReserva #Vinho #VinhoTinto #Inverno #ComidadeConforto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle