• Nelson Moleiro

Quinta do Francês Branco 2014


Hoje trazemos para o tablóide um vinho de uma região vinícola que mantínhamos em branco nas nossas provas até hoje, falamos da região do Algarve. E decidimos arriscar e escolher um vinho branco, 100% Viognier, logo à partida um pouco fora da minha zona de conforto, mas é para isso que cá estamos, testar e aprender. Normalmente não sou grande apreciador de vinhos monocasta Viognier, tendem a ser muito frutados e florais, com pouca frescura e acidez, que gosto particularmente num vinho branco. O escolhido foi o Quinta do Francês Branco 2014, produzido na Quinta do Francês, uma pequena herdade familiar situada nos vales de Silves, na ribeira de Odelouca.

Não sou detentor de grande experiência em vinhos do Algarve, mas neste monocasta branco gostei da fruta bem integrada tanto no paladar como no olfacto, e própria do Viognier, aliada a uma boa mineralidade, com a componente floral mais contida no nariz. A cor é um amarelo dourado forte e o vinho possui um grau alcoólico elevado (14% vol.). O estágio em madeira mostra-se subtil, não exagerado, e a acidez é superior à que esperava à partida, diria algo interessante e surpreendente, a dar alguma persistência ao vinho na boca. Na minha opinião e por recomendação diria que é um bom branco de Inverno.

Posso estar a cometer uma injustiça, por mera ignorância na matéria, mas penso que este vinho ganharia muito se ao Viognier se adicionasse uma casta que transmitisse um pouco mais de frescura e acidez, o conjunto final beneficiaria ainda mais.

Uma nota final, em visita ao site da Quinta do Francês, gostei muito da citação que aparece na introducão, a qual replico aqui neste meu texto.

"O vinho pode ser de direito considerado como a mais higiénica das bebidas"

Louis Pasteur

Quinta do Francês Branco 2014

Castas: 100% Viognier

Teor Alcoólico: 14% Vol.

PVP: +/- 11€

#Viognier #QuintadoFrancês #Algarve

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle