Nelson Moleiro
Quinta do Pinto Estate Collection Branco 2008

Na minha senda de busca de vinhos intrigantes, e no que toca a brancos, deparei-me com este Quinta do Pinto Estate Collection Branco 2008, da zona de Alenquer, que me despertou a curiosidade pelo blend usado, muito atípico, várias castas de uvas nacionais aliadas a outras estrangeiras, em particular do Vale do Ródano em França, que a Quinta do Pinto apostou para produzir os seus vinhos.
Temos então Antão Vaz, Arinto, Fernão Pires que se juntaram a Chardonnay, Marssane e Roussane. Uma conjugação improvável e diria única, mas que escolhi para trazer para a mesa de Primavera para acompanhar uma colorida e bem saborosa Caldeirada Nazarena.

Um vinho que no copo se destaca imediatamente pela sua cor marcada e viva, de palha a dourado, provavelmente fornecida pelas uvas francesas Chardonnay e Marsanne. A primeira impressão é que este blend teve uma enorme aptidão para o envelhecimento, onde a componente mineral se destaca um pouco, sem descurar o perfil aromático e a fruta, que no conjunto equilibram o vinho. A acidez não é exuberante, longe disso, mas mesmo assim consegue transmitir alguma frescura na sensação de boca. Considero um vinho complexo, mais alcoólico (apesar de imperceptível, está lá, dá estalo), estruturado, com muitos sabores primários mas também alguns aromas e sabores associados ao envelhecimento, como tostados. Diria um vinho branco intrigante, que muitos apelidarão de pesado, que aconselho acompanhar-se de pratos mais compostos. Neste caso particular, uma boa caldeirada de peixe bem temperadinha serviu como uma luva neste Quinta do Pinto Estate Collection Branco 2008.





Quinta do Pinto Estate Collection Branco 2008

Castas: 35% Antão Vaz, 15% Arinto, 10% Fernão Pires, 20% Chardonnay, 10% Marsanne e 10% Roussane
Teor Alcoólico: 13,5%
PVP: +/- 12€