Nelson Moleiro
Madre de Água Encruzado 2014 e Casa de Santar Reserva 2013 de mãos dadas com um Spaghetti Latino!

Desta vez trazemos ao nosso jornaleco dois excelentes vinhos do Dão, que se fazem acompanhar de um prato simples, mas repleto de sabor e omnipresente no nosso quotidiano, uma massa esparguete com linguiça, bacon, tomate cherry, manjericão e queijo parmesão.
Quanto ao prato, há pouco a dizer, massa al dente, de fácil execução e na companhia de amigos venha o prato cheio, nada de cliché gourmet! No que respeita ao vinho, tentámos ir buscar à garrafeira dois vinhos brancos de uma região que cada vez mais dita a minha escolha e predilecção! Estamos a falar da região demarcada do Dão, que em passos suaves e criteriosos se vai elevando no panorama vínico nacional, mas que também vai conquistando distinção e reconhecimento por esse mundo fora. Optei então por vinhos de características algo distintas, um monocasta, Quinta Madre de Água Encruzado 2014, e do outro lado, Casa de Santar Reserva 2013 Branco, um blend de Cerceal, Encruzado e Bical com fermentação em barricas de carvalho francês.







O Madre de Água Encruzado chegou ao meu conhecimento, e de muitos, por intermédio do Jorge Nunes do blog Joli, e de facto para quem gosta de Encruzado este é provavelmente das melhores opções preço/qualidade no mercado. Já o conhecemos anteriormente, mas não resisti à tentação de trazer novamente esta beldade à mesa, voltar a escrever um pouco mais sobre ele, mesmo caindo no erro de me repetir. Em jeito de desculpas cito-me a mim próprio há uns meses atrás:
"Um exemplo de um bom, mas ele é muito bom, vinho branco! Falo condicionado por um gosto que me acresce a cada dia! A simplicidade, seriedade, e mineralidade que um bom Encruzado tem de ter! Da videira para o copo, sem alquimia, simples e de beber copo atrás de copo!"
Volto a referir, estou rendido a este vinho, simplicidade, elegância, aromas cítricos quanto baste, acidez e mineralidade arrebatadoras, tudo por menos de 5€. Uma presença obrigatória em qualquer garrafeira. Foi o vinho que saltou para os aperitivos e durou até meio da refeição. Com o avançar da degustação, a lógica ditou a abertura de um vinho mais complexo e "maduro", falamos do Casa de Santar Reserva 2013 Branco, pertencente a uma casa histórica e famosa na região.

O Casa de Santar Reserva 2013 Branco, acabou por ser uma óptima surpresa, sinceramente não esperava tanto deste vinho, ou melhor estava com expectativas mais moderadas, com a presença da madeira muito bem integrada no conjunto, transmitindo mais complexidade mas sem retirar virtuosismo ao vinho na sua essência básica, onde no nariz se destacam aromas cítricos e algum vegetal, e na boca as notas tostadas da fermentação em barrica estão em harmonia com a fruta, relevando frescura e acidez firme, de forte prevalência de boca e complexidade. É um grande vinho, uma boa escolha para quem quer um vinho mais elaborado, e com custo a rondar os 10€.


Esta publicação serve fundamentalmente para mostrar a alguns de vós que nos seguem, que temos grandes vinhos neste país, e que não necessitam de recorrer à mítica chapa cinco da promoção de supermercado. Como podem constatar, vinhos de excelência que podem ser adquiridos no produtor e em garrafeiras por preços justos, diria até uma bagatela para a qualidade manifestada! Boas escolhas para acompanharem os vossos pratos de verão, como peixes grelhados, saladas, carnes brancas ou massas.
Um brinde!