• Nelson Moleiro

Grande Encontro Reserva 2008 Tinto


Hoje não me apetece escrever muito, não me apetece aprofundar, utilizar palavras bonitas ou sequer proferir grandes notas de provas, que aliás nunca foi nem nunca será meu intuito, longe disso. Venho para ser conciso e directo. Este vinho que trago hoje não foi feito para agradar a massas, não segue modas, nem desfila no shopping com o seu melhor look para agradar a todos os olhares. Foi feito e elaborado obedecendo às suas origens, e consegue explanar em todo o seu percurso de degustação (do primeiro ao último golo, diria melhor, do início ao fim a garrafa), todas as virtudes dos vinhos bairradinos e da zona central do nosso Portugal.

Maioritariamente elaborado a partir da casta Baga, é um vinho que me preencheu as medidas, oriundo de um produtor bastante conhecido na região, mas no qual não colocaria à priori, e às cegas, todas as minhas fichas de jogo. Mas Baga tem sido uma grande descoberta pessoal, um gosto em crescendo, e este Grande Encontro Reserva 2008 Tinto não é um vinho que se anuncia em outdoors a multidões, é um vinho para amigos! O seu lugar não é em passerelles de Milão ou Paris, o seu lugar é nas mesas de quem aprecia e enaltece o vinho português. O que valorizo fundamentalmente, é que ao beber este vinho consigo claramente remeter-me para a sua origem e identidade, independentemente de gostos, algo que nos dias que correm se vai descaracterizando em muitos vinhos nacionais, que nos sabem igual tendo nascido a Norte ou a Sul. Mas isso são outras conversas.

O que interessa é que veio mais um Baga, e desta vez um Grande Encontro, um Reserva 2008. Com cor forte e concentrada, já com algumas alterações associadas à idade, clareando nos bordos, mas muito ligeiramente. Na boca está vivo, taninos a agoirar ainda mais envelhecimento pela frente, excelente acidez e corpo cheio. Temos Baga, ando a gostar, sabe a vinho! Não faço ideia como são as colheitas posteriores a 2008, mas este encheu-me as medidas. Vinho dos amigalhaços como se diz por aí!

Grande Encontro Reserva 2008 Tinto

Castas: Baga

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: +/- 10€

Um brinde!

#Baga #QuintadoEncontro #Bairrada #VinhoTinto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle