Nelson Moleiro
Fagote Reserva Branco 2015

Hoje trazemos à baila mais um vinho branco, desta um vinho da região do Douro, elaborado a partir de castas autóctones da região, Malvasia-Fina, Rabigato e Viosinho. O vinho que escolho atirar à conversa, Fagote Reserva Branco 2015, é um vinho descontraído, simples, muito leve mas com carisma e estilo próprio, abarcando uma nova tendência que me apraz muito nos vinhos brancos.
Tenho notado um crescendo de qualidade nos nossos brancos, transversal a todo o território, onde finalmente se começam a valorizar outras componentes num vinho, abrindo a mente para diversos aspectos para além da fruta, à qual era dado destaque quase em exclusivo. É no aproveitamento de terroirs distintos e com características únicas, que se começam a fazer coisas muito interessantes.
A Companhia dos Vinhos do Douro consegue com este Fagote um estilo diferente, próprio. Um vinho muito fresco no nariz, com aromas jovens de citrinos e alguma fruta tropical, mas onde se destaca a frescura mineral. É na boca que o vinho fala por si, abre e dá-se a conhecer, muita mineralidade e acidez num perfil floral que transmite frescura e personalidade a um branco que pretende definitivamente demarcar-se dos vinhos exclusivamente frutados! É no equilíbrio que se conseguem bons vinhos. Uma boa opção no patamar de preço em que se situa este vinho.
Fagote Reserva Branco 2015


Castas: Malvasia-Fina, Rabigato e Viosinho
Região: Douro
Teor Alcoólico: 13% Vol.
PVP: +/- 7€