• Nelson Moleiro

Vadio Branco 2015


Vadio Branco 2015

Vinhos brancos descomprometidos, simples e genuínos, com acidez vibrante a reflectir a frescura necessária neste segmento! Queremos? Claro que sim! Este Vadio Branco provém de um clima e terroir de vinhas plantadas em solos franco-arenosos na Bairrada, transmitindo a simplicidade que um vinho branco elaborado a partir de castas tradicionais deve ter.

Sem recorrer a barrica e complexidades fúteis, temos uvas de vinhas velhas de Cercial conjugadas com Bical, tudo isto aliado a processos e cuidados tipificados da vinificação de um branco, fermentação em cubas de inox, estágio em borras finas. Processos simples, tradição, terroir certo, vinhas bem cuidadas, enologia e visão correctas, dão origem a bons vinhos! Não há muito a dizer, é bom porque simplesmente é bom, e cai que nem uma luva no meu gosto pessoal. Quem aprecie um branco que não penda para o lado do frutado, que seja leve, com acidez e mineralidade proeminente, aqui temos mais um bom exemplo do que se faz no nosso Centro Atlântico.

Vadio Branco 2015

Vadio Branco 2015

Vadio Branco 2015

Um vinho límpido de cor citrina suave, no nariz tem pujança e intensidade, com notas cítricas limonadas, a pender para a lima e outros cítricos mais intensos. Na boca a meu ver destaca-se por alguma salinidade e mineralidade com acidez viva a integrar bem os sabores da fruta, discretos e q.b., dando corpo e prolongamento ao vinho. Aqui acompanhou uma sardinhada, um daqueles pratos mais discutidos quando se fala em harmonização vinho/comida.

Uma boa proposta de uma casa e produtor que desconhecia na aldeia da Poutena, concelho de Anadia, empresa familiar nascida da visão de Luís Patrão, enólogo residente na Herdade dos Coelheiros e anteriormente na Herdade do Esporão. Luís Patrão quis criar um projecto pessoal familiar com a vista a projectar e relançar os vinhos D.O.C. Bairrada, fundamentada na aposta de castas tradicionais.

Eu também sou um vadio e aprecio!

Castas: Vinhas Velhas de Cercial (80%) e Bical (20%)

Região: Bairrada

Teor Alcoólico: 12,5% Vol.

PVP: +/- 9,5€

Vadio Branco 2015

#Bairrada #Cercial #Bical #Vadio #vinhobranco

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo