• Nelson Moleiro

Ferdinand's Saar Dry Gin


Após um longo período de ausência na temática Gin, mais precisamente Gin Tónico, voltamos a falar desta bebida que tanto aprecio em momentos de descontracção. Vamos então fazer uma pausa na vinhaça, agora que os nossos produtores andam num frenesim nas vindimas, e falar deste destilado. Penso que a moda do gin já abrandou um pouco, chegou a ter contornos febris, perfeitos exageros, e como em qualquer moda de massa surgem coisas boas mas também autênticas barbaridades. Chego a ver gins tónicos a serem servidos como verdadeiras saladas de frutas, onde a degustação a incidir praticamente sobre a água tónica, o gin esse nem vê-lo! A malta quer gin tónico, não quer beber água tónica.

Mas adiante, o gin como bebida destilada, não tem muito a dizer, as principais diferenças residem sobre os botânicos usados na destilação e no próprio processo de destilagem. Escolho este Ferdinand's Saar Dry Gin, nascido na Alemanha, pela particularidade de incluir no seu destilado uvas da casta Riesling colhidas num estado de maturação adiantado, a que se juntam dezenas de outros botânicos. Esta infusão de Riesling permite-lhe ter um carácter único, diferente, marcando posição no vasto universo dos gins. Para apreciadores de vinhos é sempre uma curiosidade.

Para quem nunca teve oportunidade de provar e contactar com o Ferdinand's este é um gin obrigatório na vossa colecção. Tem nitidamente aromas florais intercalados com algumas notas limonadas. O zimbro não se destaca no imediato mas está presente, marcador comum em qualquer gin. Quando se prova, e para quem está habituado a beber vinho branco, consegue de imediato notar a tal presença de infusão de Riesling, com o típico sabor deste vinho. A combinação da uva com todas as notas dos outros botânicos é excelente e o gin consegue ter a secura necessária, mantendo-se seco em toda a prova.

Táscuela Perfect Serve

Servimo-lo como se pretende, o mais simples possível, apenas com uva branca em carpaccio ao que se adicionou tónica Schweppes Premium Indian Tonic.

Provem e apreciem!

Breve descrição do produtor:

"Apenas as colheitas seleccionadas de vinhos da mais alta qualidade, são utilizadas para a infusão no gin. As ervas e as frutas utilizadas na produção, são originárias do nosso cultivo na região do Sarre e nas suas incomparáveis vinhas nas encostas de xisto, que completam o sabor do Ferdinand's Saar Dry Gin combina o melhor desta bela região. Para a nossa infusão de Riesling utilizamos exclusivamente uvas derivadas de vindimas tardias e seleccionadas da vinha Saarburguer Rausch. As uvas da casta Riesling dão ao nosso gin um carácter único, garantindo o máximo de prazer ao degustá-lo. Com mais de trinta botânicos cultivados organicamente numa propriedade.".

#FerdinandsSaarDryGin #gin #GinTónico #Riesling #Schweppes

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle