• Nelson Moleiro

Quinta da Giesta Rosé 2016


Já vamos lançados num Outono todo pintado à Verão. Boa altura então para vos falar de um vinho Rosé que conheci este Verão de 2017 e que lanço em destaque por diversos motivos. Mas o aspecto principal e fulcral, no qual incido, reside na componente da simplicidade, algo que deveria ser fundamento e regra básica na produção de bons vinhos. Este Quinta da Giesta Rosé 2016 é um vinho que não traz atrelado artefactos, não recorre a cheerleaders para se promover nem se apresenta pomposo. É um exemplo de bons vinhos que são produzidos na região Centro,na zona demarcada do Dão, e neste caso a um preço bem convidativo e apetitoso. Estamos aqui a falar de um vinho perfeitamente acessível na ordem dos 5€. Vinho directo, conciso (porra que descrição toda pipi), boa secura, que se bebe tranquilamente e flui copo atrás de copo, quer seja à mesa, quer seja num qualquer ambiente descontraído entre amigos ou mesmo a sós.

Penso que hoje o mercado pede que se complique muito, por vezes precisamos de parar e perceber que é nas coisas simples que está a virtude. Boas uvas, bom terroir, enologia minimalista e já tenho dito muitas vezes, o resultado final são bons vinhos. Hoje em dia é difícil fazer mau vinho.

Quinta da Giesta Rosé 2016

Castas: Touriga Nacional

Região: Dão

Teor Alcoólico: 13% Vol

PVP: +/- 5€

É um rosé que pede comida à mesa, contudo a sua versatilidade é invejável, bebe-se tão bem a solo! Um vinho fresco, ainda com bastante nervo inerente à sua juventude, no aroma preza a componente floral da casta, na boca o fruto vermelho fresco, morangos e framboesas. Boa acidez e potencial gastronómico, em linha com uma onda de bons registos de rosés de Touriga Nacional que as regiões e vinhas em altitude nos têm proporcionado.

Um vinho para ser bebido sem pensar muito, objectivo e delicioso. E não é isso que todos nós queremos? Uma boa proposta que talvez desconheçam.

Siga, venham mais!

#VinhoRosé #TourigaNacional #QuintadaGiesta #Dão

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle