• Nelson Moleiro

Aneto & Table


O Peso da Régua é local emblemático no Rio Douro, e local de passagem frequente nas visitas e deslocações pela Região. Existem vários restaurantes, cada um no seu segmento e visando determinado cliente alvo. O antigo Armazém da Estação de Comboios da Régua, recuperado há uns anos, oferece espaços que funcionam como restaurantes e wine bars, dos quais o Castas & Pratos é o que conheço melhor, já desde a sua abertura. Desta vez decidi ir petiscar a um novo espaço, o Aneto & Table, que pertence ao produtor Aneto Wines. Já tinha visto fotos e detinha muita curiosidade, para além de que se enquadra no conceito que procurava naquela refeição específica, um almoço ligeiro de sábado.

A Aneto Wines, pequeno produtor duriense, cria com este espaço uma oferta de enoturismo e promoção nos seus vinhos, aliado a uma cozinha moderna e de harmonização. Resumidamente, temos tapas e alguns pratos, onde se procura direcionar a harmonização dos pratos com determinados vinhos Aneto. Tudo isto uma mera sugestão, ficando ao critério do cliente a escolha do vinho, a copo, ou em garrafa.

Temos assim degustação de vinhos num ambiente agradável, decorado com gosto, bastante sóbrio e atractivo. A comida tem óptimo sabor, variadíssimas iguarias servidas com patamar de excelência. Difícil é escolher, tudo tem óptimo aspecto e sentimo-nos tentados a provar várias tapas e petiscos. Destaco da minha experiência o Rebuçado de Alheira, que decidi acompanhar com Aneto Pinot Noir, e o Creme Brullé, harmonizado com Aneto S, um colheita tardia feito da casta Semillon, famosa pela sua podridão nobre (botrytis cinerea). Este topo de gama mostrou aroma muito elegante, na boca mel, toranja, e frutos em passa. Gostei em especial pela sua frescura e alguma mineralidade, que acaba por integrar bem com a componente doce e aspecto meloso do vinho.

O espaço também funciona como wine shop, onde poderemos adquirir qualquer referência dos vinhos Aneto. Parabéns pela aposta, pela simpatia e ambiente tranquilo, mas sobretudo pela elevada qualidade do produto oferecido. É um local que recomendo para quem passar na região e seja um apreciador de bons vinhos acompanhados por petiscos e tapas de excelência.

Armazém da Estação

5050-280 Peso da Régua

facebook.com/anetotable

Tel: 254 323 120

#Aneto #AnetoTable #AnetoWines #PesodaRégua #enoturismo #Douro

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle