• Nelson Moleiro

Quinta da Fata Reserva Tinto 2007


Esta é mais uma daquelas histórias que vão sendo recorrentes com vinhos que vou bebendo desta região vinícola. Falo uma vez mais do Dão, o grandioso Dão. Em um par de meses, têm sido tiros de todos os lados, desde as grandes referências, a produtores mais modestos, vinhos novos, enólogos de nova geração, e aquelas grandes surpresas que nos arrebatam a alma quando bebidas com a bela idade de dois dígitos, exemplos esbeltos de evolução e elegância. São simples garrafas de vidro que contêm a história da região, e que nos é transmitida através de um veículo simples e tradicional, o sumo de uva fermentado. Vinho é cultura, vinho é história, e olhando bem o Dão é rico, riquíssimo em história, milionário em vinhos.

Trago hoje uma daquelas garrafas de formato feio, barriguda e com cara de trombose, um Quinta da Fata Reserva Tinto 2007. Passada a barreira dos 10 anos, uma garrafa perdida entrega a alma ao criador. Está vivo, bem jovem este sacana, quem diria! Dão é sinónimo de vinhos com enorme potencial de envelhecimento, característica transversal a vinhos das diversas gamas, uma faceta não exclusiva das referências de elite como se poderia pressupor. Exemplo disso, as colheitas mais recentes do Quinta da Fata Reserva Tinto, são comercializadas por cerca de 9€ em Garrafeiras e outros locais de venda.

Quinta da Fata Reserva Tinto 2007

No que respeita à prova, após uma hora no decanter, apresenta-se suave no nariz, emana aquela aura terrosa sem grandes artefactos, limpo e puro. No nariz, sem grandes estrondos, contido, é na boca que dá cartas, expande, com tremenda elegância e amplitude, macio, taninos já mais redondos, com açaimes, mais de 10 anos de acidez e frescura a arrebitarem-nos a bochecha. Um vinho que se mostrou em boa forma e num bom momento de consumo, com algum nervo e também glamour, num equilíbrio e balanço perfeitos. Isto é crescer, isto é evoluir, isto é Dão.

Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro e Jaen

Região: Dão

Teor Alcoólico: 13% Vol

PVP: Desconhecido (Colheitas mais recentes cerca de 9€)

Siga, venha o próximo!

#Dão #QuintadaFata #VinhoTinto #Jaen #Alfrocheiro #TintaRoriz #TourigaNacional

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle