• Nelson Moleiro

Quinta de Pinhanços Encruzado Branco Vinhas Velhas 2012


O Encruzado como casta de uva branca nacional e autóctone passou a estar no patamar qualitativo que tanto merece, ou seja, lá bem no topo. Tradicionalmente esquecida (vai-se lá saber porquê!), nos últimos anos graças a esforços tremendos em apostas regionais, saltou para a ribalta. É provavelmente das poucas uvas brancas portuguesas capaz de produzir vinhos brancos elegantes e com enorme potencial de guarda. Como a sua componente aromática contida é bastante característica, tem na mineralidade e acidez as suas grandes virtudes, transversais aos vinhos novos e aos envelhecidos. Por mais que os aromas, corpo e estrutura se vão alterando e enriquecendo com os anos, a acidez e mineralidade que o Encruzado proporciona aos seus vinhos mantém-se relativamente constante, permitindo ter sempre, e de forma generalista, vinhos frescos e apelativos.

Com este Quinta de Pinhanços Encruzado Branco Vinhas Velhas 2012, estamos perante um grandíssimo vinho branco, exemplar representativo do poder evolutivo da casta e dos brancos do Dão. É um vinho que está fora do âmbito comercial óbvio, do comércio de massas. Pedagogicamente ensinou-me um pouc mais sobre a dita evolução positiva nos vinhos. Está num grande momento, diria até, na altura ideal para o seu consumo, devendo ter atingido o seu auge. Para beber agora.

É produzido e engarrafado pela Quinta da Pellada. Aroma muito apelativo, contido, discreto, com as notas minerais bem vincadas, e alguma fruta fresca. Em boca, bela presença, aberto, bom corpo, já com ligeiras notas de evolução que o engrandece, a transmitir grande frescura e harmonia que preenche o palato. Pede comida, mas bebe-se tão bem a solo. Final de boca salino, longo e com tremenda persistência. É só mais um, daqueles que não há muitos, ou seja, dos bons!

Quinta de Pinhanços Encruzado Branco Vinhas Velhas 2012

Castas: Encruzado

Região: Dão

Teor Alcoólico: 13% Vol

PVP: +/- 10€

#Dão #vinhobranco #Encruzado #QuintadePinhanços #QuintadaPellada

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle