• Nelson Moleiro

Sushiama - Leiria


No que toca a gastronomia, as minhas publicações e algumas recomendações têm pendido na generalidade para a cozinha tradicional, comida de conforto, tanto em casa como na restauração. Hoje vamos para o sentido inverso, vamos falar de um restaurante de sushi e todas as suas variantes. É uma das comidas da moda, têm nascido restaurantes da mesma forma que nascem cogumelos. Como resultado, muita da oferta acaba por cair no razoável já para não dizer medíocre em termos qualitativos.

Para ser franco não foi comida que me tenha cativado às primeiras experiências, e hoje sei que tal se deveu a não ter contactado com sushi e sashimi de verdadeira qualidade. Nos últimos anos tenho tentado ir ao encontro das melhores referências, e adoro. Leiria tem crescido bastante na restauração, estamos a ficar muito bem servidos na generalidade, e entre tantas novidades abriu recentemente o Sushiama, um novo restaurante de cozinha japonesa, conceito de altíssima qualidade.

Já era para ter ido ao Sushiama por diversas ocasiões, mas por um motivo ou outro nunca consegui. Desta vez lá foi possível e amei. Variadíssimas entradas para iniciar a refeição, tentadoras ofertas de sushi e sashimi (sempre o meu preferido), onde se incluem combinados de degustação, tudo acompanhado por uma carta de vinhos aceitável e generosa, com diversas opções. A refeição foi iniciada com uma tempura de legumes, harumaki de salmão e um carpaccio de peixe branco em cama de gelo. A tempura muito crocante e deliciosa, mas o que encantou foi o carpaccio de peixe branco servido num búzio, sabor maravilhoso, refrescante e cítrico, pescado de altíssima qualidade. Depois optámos por um combinado de sushi e sashimi, com múltiplas e variadas peças, tudo perfeito e delicioso. A refeição foi bem acompanhada por um vinho rosé Casa Américo do Dão.

O melhor mesmo é conhecer. Eu lá voltarei pela certa para relembrar todos aqueles sabores e experimentar outros novos. Será local que passarei a frequentar com regularidade, podendo até dizer que na minha opinião pessoal, talvez estejamos perante a melhor cozinha japonesa da região.

Preço médio por pessoa (sem vinho): 30€

Sushiama Leiria

Largo da Padeira de Aljubarrota, 18 2400-199 Leiria

www.sushiamaleiria.pt

#Sushi #Leiria #Sushiama

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle