• Nelson Moleiro

Conasbrancas Branco 2016


Antes demais quem segue este blogue sabe que se fala de uma temática, de vinhos, e tudo de uma forma que se pretende descomprometida, com uma boa dose de sentido de humor, e procurando a genuinidade e expressividade pessoal. Basicamente falo daquilo que sinto quando bebo um determinado vinho, também da minha evolução nesta área, tendo como alicerces a partilha e convívio com pares que seguem os mesmos pressupostos, princípios e loucuras.

Fedellos do Couto é um produtor espanhol que já seguia há uns tempos, uma nova geração na Ribeira Sacra. E os sacanas acabaram por lançar um vinho branco com um nome do carai, Conasbrancas. A minha insanidade, em primeiro lugar, e a curiosidade vínica, em segundo, fizeram-me querer comprar e provar este vinho, nem que fosse pela piada mundana inerente ao rótulo.

E não é que o Conasbrancas 2016 está um must! Grande exemplar da Ribeira Sacra, 85% Godello com Dona Branca e Treixadura de vinhas velhas. Limpo, seco, grandiosa mineralidade e boa acidez. Considero um vinho bastante gastronómico, vai ao encontro do meu perfil, a dar um chuto no cu à tendência frutada em muitos vinhos brancos. Gosto muito, digo até que me apaixona a mineralidade deste vinho, grande presença em boca, secura, apelativo, ideal para acompanhar com comida, desde carnes branca a pratos de peixe grelhados ou até no forno. A questão fulcral e que apreciei é que se bebe muito bem a solo, e sem parar, numa harmonia perfeita entre os sabores do fruto macerado e a salinidade e mineralidade presentes em boca . É um vinho descomplicado, que o torna interessante e delicioso de tão simples e autêntico que é. Um exemplo de como deveria ser um vinho. Uva, terroir, manifestação de terroir, bom vinho! De puta madre.

Conasbrancas Branco 2016

D.O. Ribeira Sacra - Uva Godello com Dona Branca e Treixadura de vinhas com mais de 60 anos de idade do Vale do Bibei em solos de ardósia, xisto e granito. Fermentado com as películas e maceração de 35 dias. Envelhecido por 6 meses em barricas de 600 litros.

Castas: Godello, Dona Branca e Treixadura

Região: Ribeira Sacra (Espanha)

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

PVP: +/- 17€

#Conasbrancas #RibeiraSacra #vinhobranco #VinhoBiológico #FedellosdoCouto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle