top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

OmLet Tinto 2010


OmLet Tinto 2010

Ainda esta semana participei numa prova de grandes vinhos de França, tudo isso num registo de jantarada entre amigos. Nos tintos, o Yves Gangloff Cote Rotie Sereine Noire e Vincent Girardin Volnay 1er Cru Les Santenots. O Gangloff foi qualquer coisa de gigantesco, complexidade e qualidade ímpares, blend de Syrah e Viognier, uma jóia do Rhône. Também foi degustado um Pinot Noir de Burgundy, Volnay Les Santenots, um grande exemplar de Pinot, com carácter terroso, vibrante e intenso, com final elegante e longo a mostrar excelentes notas de fruta e algumas especiarias.

Mas venho falar de um vinho que bebi. Sim, bebi e não provei, OmLet Tinto 2010, uma das grandes referências Niepoort, um vinho feito em parceria com Telmo Rodriguez, produtor e enólogo espanhol muito conhecido. Depois de ter participado nesta prova Champions League de franceses sinto-me ligeiramente condicionado para exprimir palavras sobre o Omlet, mas vamos lá testar a coisa.

Nariz elegante com fruta contida, mineral, especiaria ligeira, bastante complexo, enigmático. Bom vegetal em boca, sem sobreposição da fruta, que é de grande qualidade, ou seja, pouco extraído na minha percepção. Temos a fruta vermelha, silvestre, num perfil sedoso, elegante em boca, com taninos finos bem presentes, ligeiras especiarias na sensação transmitida pelo retronasal. Vai durar alguns anos em garrafa, e aos meus olhos, ainda em linha crescente. O corpo médio, a secura, com a mineralidade e o tanino fino a envolver todo o palato tornam-no salivante, óptimo para a comida e convida a continuar a beber. Este Douro, na minha opinião pessoal, e no terroir que se insere, roça a perfeição. Mais uma obra prima os Projectos Niepoort. Poderei dizer que gosto mais deste OmLet do que o Batuta. É um grandíssimo vinho para ser devidamente apreciado e acompanhado à mesa por exemplo por pratos de carne de alta qualidade. Ele é deliciosamente gastronómico, e estes taninos sedosos, finos e elegantes seduziram-me. Grande Douro. Mais uma obra prima os Projectos Niepoort. Poderei dizer que gosto mais deste OmLet do que o Batuta.

 

OmLet Tinto 2010

 

Castas: Touriga Franca,Tinta Roriz, Sousão, Alicante de Bouschet e outras

(diversas vinhas velhas com idade de 60 - 80 anos)

Região: Douro

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: +/- 30€

OmLet Tinto 2010

OmLet Tinto 2010

OmLet Tinto 2010

#DirkNiepoort #Niepoort #VinhoTinto

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page