Nelson Moleiro
Domaine de La Pepière Cuvée Granit 2014

Os dias estão a passar muito rápido, tão rápido quanto a diversidade e quantidade de vinhos que vão assentando no meu copo, pelo que a escrita e consequente partilha de experiências se tornam mais difíceis, para não dizer efémeras, a que se junta uma boa dose de preguiça sazonal. Há uns meses, provei e bebi um vinho que me causou tremendo impacto satisfatório, tanto pela sua personalidade marcante, como também pela qualidade e perfil apresentados. Vale do Loire, uma das minhas regiões predilectas para brancos, mas que oferece alguns tintos com acidez suficiente para uma harmonia perfeita e equilibrada com a fruta vermelha.
Domaine de La Pépière fica na região de Muscadet, Nantes, na zona ocidental do Loire. Muscadet é uma região muito famosa pelos seus vinhos brancos, mas aqui consegue-nos surpreender com um tinto algo fora da caixa, um blend de Cabernet Sauvignon, Côt (Malbec), Merlot e Cabernet Franc (cerca de 50%) proveniente de vinhas velhas com mais de 40 anos. Este Cuvée Granit revela ser tudo o que o próprio nome nos indicia, um terroir granítico a transmitir mineralidade, acidez e frescura aos vinhos tintos de pouca extracção e concentracção, que empiricamente rotulamos de vinhos tintos de verão. É um verdadeiro achado, uma pechincha para quem quer diversificar e aprofundar o seu conhecimento vínico.
Domaine de La Pepière Cuvée Granit 2014
No nariz, bastante especiaria, com pimenta branca bem “acesa”, num nível hardcore porreiro, e um aroma que associo também a uma certa componente floral. Em boca, sentimos o impacto da fruta vermelha de elevada pureza, que aliada a uma acidez única, permite um verdadeiro equilíbrio e harmonia nas diversas valências do vinho, cativando a beber mais um copo, e mais um, e mais um! O sabor dos pimentos assados, o toque fumado, tudo com alicerce numa mineralidade regional, permite que este vinho, que muitos apelidarão de "imaturo", consiga ser um excelente parceiro à mesa, um tinto leve e gastronómico, com potencial para crescer e tornar-se mais adulto no futuro.
A fluidez com que se bebe apaixona-me, leve e terroso, plena objectividade em obter sumo de uva fermentado, autêntico, a saber a vinho. Uma opção polivalente nestes meses quentes em que os termómetros bateram recordes. Por cá, encontra-se à venda na garrafeira Os Goliardos em Lisboa.
Castas: Cabernet Sauvignon, Côt (Malbec), Merlot e Cabernet Franc (cerca de 50%)
Região: Muscadet, Vale do Loire, França
Teor Alcoólico: 12% Vol
PVP: +/- 10€





#ValedoLoire #Muscadet #DomainedeLaPepière #VinhoTinto #CabernetFranc