• Nelson Moleiro

Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas Tinto 2007


Vou ser franco, tem sido duro! Sim, estes meses de verão grandes têm sido duros, mas no bom sentido, provas de excelentes vinhos, tudo sempre bem acompanhado à mesa com nossa maravilhosa gastronomia. Para mim o vinho vive de mão dadas com comida, é imperativo. Acabei por escolher provar uma referência da década passada da Quinta da Ponte Pedrinha, na região do Dão, o seu Vinhas Velhas Tinto 2007. Este foi um dos produtores com que iniciei a saga de #daowinelover, contudo tenho andado meio rabugento, e por sinal, afastado das últimas colheitas, os vinhos mudaram um pouco o perfil e perderam o nervo e rusticidade que os caracterizavam, além de uma certa sobrematuração em alguns tintos. Mas isso é uma opinião pessoal, somente isso, e que vai ao encontro do perfil que procuro nos vinhos.

Este Vinhas Velhas, apesar de fugir um pouco ao que tenho bebido recentemente, é um vinho deveras interessante, após 10 anos revela um potencial tremendo, a exibir uma grande jovialidade. Bebi-o em pleno mês de Julho, acompanhando uma deliciosa carne transmontana grelhada. Tem uma cor bastante carregada, nariz muito cativante, com algumas notas florais a misturarem-se com a fruta negra bem madura e de qualidade. Em boca o vinho revela a sua enorme estrutura, bastante corpo e volume, com taninos bem macios e elegantes a permitirem um final de boca longo e de pura classe, onde no final perdura a fruta negra. Consegue-se aferir sem dúvidas algumas que foi um vinho que ganhou e engrandeceu com o estágio em garrafa, perdendo álcool e ganhando valências entre fruta e volume de boca.

Tem uma concentração maior que alguns vinhos da sub-região da Serra da Estrela que bebo regularmente, mas o seu ADN terroso e rústico, aliado ao tempo que estagiou em garrafa, permitem definir este Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas Tinto 2007 como um dos grandes vinhos tintos portugueses que provei este ano, muito acima da média.

This is Dão!

Quinta da Ponte Pedrinha Vinhas Velhas Tinto 2007

Castas: Vinhas Velhas (Jaen, Baga, Alfrocheiro entre outras)

Região: Dão

Teor Alcoólico: 14% Vol

PVP: +/- 17€

#QuintadaPontePedrinha #Dão #VinhoTinto #VinhasVelhas

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle