Nelson Moleiro
Desnível Touriga Franca Unoaked 2017

João Lopes Pinto decidiu aumentar o portefólio e a sua aposta na diferenciação dos vinhos da região do Douro. A Touriga Franca é vastamente usada no Douro, tanto na produção de vinhos do Porto como vinhos de mesa, mas raramente em vinhos monocasta, estando sempre associada ao vinho do lote, como é apanágio do ADN dos vinhos tintos portugueses. É sem dúvidas das castas mais frescas da região, aplaudo a aposta do enólogo em produzir um vinho distinto, sem qualquer estágio ou fermentação em madeira, unoaked, uma forma inteligente de explorar e exemplificar o potencial desta casta nos vinhos tranquilos.
Desnível Touriga Franca Unoaked 2017
Depois de aberto, deixado a respirar por aproximadamente uma hora, evidencia um aroma delicado de fruta vermelha madura de grande qualidade, notas florais, ligeiros violetas, algum vegetal discreto, caruma de pinheiro e bosque. Na boca ainda expressivo, muito seco, surpreendentemente sedoso, com tanino presente mas elegante, profundo e firme em boca, a perspectivar enorme potencial de guarda em garrafa.
Considero um vinho que mostra um bom carácter gastronómico, sobretudo para para acompanhar carnes vermelhas. Um vinho que procura tirar partido da casta tinta “fresca” do Douro, e alvejar um perfil menos alcoólico, de menor concentração e maturação, a que chamo um vinho fácil de beber, e que vai ao encontro de uma nova geração de consumidores.
Parabéns, fico a aguardar com enorme curiosidade o potencial evolutivo deste vinho, um exercício de aprendizagem a que me sujeito com enorme expectativa.
Castas: Touriga Franca
Região: Douro
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 13€





