• Nelson Moleiro

Sarmentu Tinto 2015 - Quinta da Nespereira


Vivemos numa era em que as novidades brotam a todo o minuto, novas colheitas, novas referências, vinhos que chovem de todo lado. Isto quer seja pela dinâmica de criar novos perfis de consumo, ou pelo seguimento de tendências e modas, tudo é tão repentino e fértil que deixamos cair em esquecimento a verdadeira essência e razão disto tudo, o vinho. O dito vinho autêntico, democraticamente acessível, e que reflecte toda a componente cultural e social que herdámos.

O enófilo, consciente umas vezes e inconscientemente noutras, procura a novidade e exclusividade, caindo no ridículo de não apreciar devidamente o que está ali mesmo em frente aos seus olhos e que é de acesso universal. Venho falar de um vinho que adquiri para a minha garrafeira felizmente a bom tempo, e que vai na hora me apraz muito beber. Sempre que abro uma garrafa, constato como bem se comporta um vinho simples e de entrada de gama. Costumo dizer em tom de brincadeira que é um autêntico tira-gosto no meio de dezenas de vinhos que vou tendo o prazer de ir bebendo, nacionais e internacionais. Sarmentu é um vinho tinto da Quinta da Nespereira, produtor com história, situado em pleno Parque Natural da Serra da Estrela na região demarcada do Dão, mas que é reconhecido apenas por um nicho muito restrito de consumidores.

Sarmentu Tinto 2015, estamos a falar de um vinho que dá orgulho de falar e referenciar, e meus caros, pode ser comprado por cerca de 3€, ou melhor, poderia se ainda houvesse. Há que esperar sabe-se lá por novas colheitas, feliz de mim que reservei umas caixas. É aquele vinho que apetece beber sem pensar, sem complicar, num registo de quotidiano e não só, em que queremos ter vinho, bom vinho à mesa, sem mariquices, verdadeira genuinidade a baixo custo. Quem não gosta de uma boa relação preço-qualidade? Eu cá adoro este raro binómio. De ressalvar que a Quinta entretanto foi vendida a um outro Grupo, restando aguardar que perfis de vinhos originarão estas vinhas no futuro.

Sarmentu Tinto 2015

Vinho só com passagem em inox, que não fermentou nem estagiou em barrica de madeira, apresenta uma cor viva e escura, muito limpo, com boa qualidade na fruta vermelha, que ao aroma subtil, adiciona estrutura de tanino médio em boca, algum vegetal, aberto, a mostrar um bom equilíbrio e harmonia para um vinho deste segmento, com um final de boca surpreendentemente fresco e mais duradouro do que inicialmente se pudesse supor. Vivo e repleto de elegância, a elevar e direccionar de forma precisa o carácter regional. Um grande valor pelo preço praticado, muito interessante mesmo.

Castas: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz e Jaen

Região: Dão, Sub-Região da Serra da Estrela

Teor Alcoólico: 13% Vol

PVP: +/- 3€

#Dão #VinhoTinto #QuintadeNespereira

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle