• Nelson Moleiro

El Castro de Valtuille Tinto 2015


Não há malta mais chata e craque que os nossos amigos dos vinhos, somos todos os melhores, bebemos sempre a melhor colheita, nem que tenha sido a única que provámos. Gostas disso? Tens é de beber o 2013, esse é divinal. Ora 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e por aí fora, o que tenho concluído é que as colheitas têm originado sucessivamente grandiosos vinhos, quase sempre melhores que os precedentes. Conhecimento, tecnologia, e algum marketing estão na génese, mas eu até concordo pois é um facto inegável, os vinhos estão cada vez melhores. Já tinha ouvido falar das Bodegas y Vinedos Castro Ventosa, inserida na rota dos vinhos de Bierzo, Vale de Valtuille, na província de Léon no Noroeste da região de Castilla y Léon. São vinhos e uma região cada vez com maior reconhecimento e muito tem contribuído o enólogo e produtor Raúl Pérez, que assina este vinho, e algumas referências da casa. O meu périplo por algumas regiões emergentes em Espanha continua, e não vejo forma de parar, a qualidade do que tenho bebido impede-me de tal.

El Castro de Valtuille Tinto 2015

Nariz muito nobre, grande ataque da fruta vermelha fresca, cativando-nos ao imediato, uma autêntica sedução e amor à primeira vista, pede-nos um golo, aí tentamos resistir e permanecemos um pouco mais a absorver esta frescura de aroma. Em boca vem a subtileza, um enorme preenchimento de boca, bastante secura e amplitude, permanece imenso tempo no palato, muita mineralidade com algum pó de giz, fantástico volume de boca que cobre todas as regiões sensitivas, ou seja oferece uma tremenda longevidade em boca, com uma acidez equilibrada a sustentar e a formar um vinho muito equilibrado e harmonioso, a reflectir o terroir onde se insere e as características da uva Mencía, a nossa Jaen.

Simplesmente genial e um vinho muito bem feito e autêntico, considero uma das melhores relações preço/qualidade dos tempos mais recentes, tendo em conta os vinhos que tenho provado num paradigma pessoal.

Castas: Mencía

Região: Bierzo, Espanha

Teor Alcoólico: 14% Vol

PVP: +/- 14,50€

#Bierzo #RaulPerez #Espanha #VinhoTinto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle