Nelson Moleiro
La Bruja de Rozas 2016

Quem como eu tem procurado por abordagens diferentes no país vizinho, procurando projectos vínicos com identidade forte e respeito pela herança, certamente já ouviu falar de Comando G Viticultores. É um produtor muito recente, só surgiu em 2008, uma união de forças e filosofias idênticas de dois homens, Dani Landi e Fernando García. O nome da empresa, Comando G, foram buscá-lo a uma série de desenhos animados muito famosa em Espanha nos anos 80.
Obviamente os espécimes que nasceram e cresceram na sua infância na década de 80 são uns predestinados a grandes feitos. Hoje, estes dois amigos e enólogos, fazem dos vinhos mais entusiasmantes de Espanha, em plena Serra de Gredos, situada a menos de 100 km de Madrid, onde conseguiram recuperar e respeitar vinhas centenárias de altitude e de acessibilidade reduzida, completamente envolvidas em pedra e enraizadas em solos graníticos. São fortes impulsionadores da região, onde são porta-bandeira dos "Garnacha de Gredos", e a sua visão cola-se à escola borgonhesa, com vinhos regionais, de parcelas, e os ditos crus. A sua ideia enológica de vinificação é a que procuro, mínima intervenção, com extracções muito suaves onde se tenta retirar o máximo partido da maturação lenta da uva após o seu ciclo vegetativo.
Este La Bruja de Rozas é o gama de entrada de garnacha do produtor, e uma boa forma de aferir a qualidade patente nestes vinhos e projecto. Consiste num blend de várias vinhas em Puerto Real, sendo classificado como um Vino de Pueblo, o que os franceses gostam de apelidar de Vin de France, para fazer uma analogia grosseira.

Comando G - La Bruja de Rozas 2016
Ataque forte de fruta vermelha fresca, com todo o cesto de fruto vermelho maduro da época que possam imaginar! Cor ténue e translúcida, na boca tem volume e bom preenchimento, com tanino macio, boa acidez e frescura, algum álcool que pelo perfil de vinificação adoptado não se torna tão evidente. Um vinho que se mostra rico e complexo, isto porque, apesar de ser um vinho que flui no copo e se apresenta tão fácil de beber, por outro lado é enigmático, com bastante complexidade e por vezes difícil de decifrar.
Castas: Garnacha
Região: Madrid
Teor Alcoólico: 14,5% Vol
Preço: +/- 15€


