• Nelson Moleiro

Jean François Ganevat Les Chalasses Marnes Bleues 2015


O primeiro que diga que não deseja provar certos "rótulos" mente à descarada. Que se chegue à frente quem não concorde com esta afirmação. Todos nós, enófilos desmedidos, temos uma costela hipócrita, e por mais que digamos que não ligamos a certos rótulos, vinhos menos acessíveis e mais exclusivos, a verdade é que gostaríamos de os provar. Eu sou um novato nestas andanças, e dentro do perfil pessoal que tenho construído, Ganevat é um produtor que está no top de preferências daqueles vinhos inscritos numa "bucket list", uma obrigatoriedade pessoal de prova, quer seja para confirmar mitos, quer seja para desmistificá-los.

Ganevat é um nome incontornável em França e no Mundo, um produtor biodinâmico ultra-perfeccionista, que procura elevar e expressar ao máximo os terroirs e parcelas onde se situam as suas vinhas. É em Jura que o seu Domaine se situa, uma região localizada entre a Borgonha e a fronteira com a Suiça, e onde além do ubíquo Chardonnay, é com a uva Savagnin que consegue alcançar o expoente máximo dos seus vinhos.

Jean François Ganevat Les Chalasses Marnes Bleues 2015

Da fraca amostra de vinhos Jura que já provei, este primeiro contacto com os vinhos do produtor claramente mostram uma elegância e fineza totalmente únicas, sem presença de marcadores oxidativos como verifiquei em em alguns Savagnin. Provém de vinhas centenárias, nariz muito rico, alguma manteiga, com muita complexidade, citrinos, fruta branca de caroço e notas vegetais, e em que sente também algum fruto seco, amêndoa. Em boca, consegue uma envolvência estrondosa, com uma acidez vibrante a acompanhar uma mineralidade invejável e um final de boca profundo, intenso, duradouro, arrebatante. É um vinho tão delicado mas ao mesmo tempo tão completo, tão cheio, replecto de textura e persistência. Estava à espera de um grande vinho, e apanhei um vinhaço, bebia disto todos os dias! É vinho de topo, ao nível dos melhores Grand Cru de Chablis.

Castas: Savagnin Blanc

Região: Côtes du Jura, França

Teor Alcoólico: 14% Vol

PVP: +/- 60€

#Ganevat #CôtesduJura #França #Savagnin #vinhobranco

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle