Nelson Moleiro
Luís Pato Vinha Formal Branco 2010

Luis Pato é nome forte nos vinhos bairradinos, nome inconfundível no panorama vínico nacional e um dos obreiros na afirmação da região vitivinícola da Bairrada. A Bairrada tem um terroir único e de eleição, com forte influência das brisas atlânticas, e quando bem respeitado, consegue oferecer-nos dos vinhos mais carismáticos e longevos em território nacional. A região já viveu altos e baixos, passou por diferentes fases, em décadas mais recentes com apostas avulsas em castas estrangeiras importadas, desvirtuando a meu ver, a herança e unicidade nacional. Contudo, nos últimos anos, assistimos a um revitalizar da identidade própria nos vinhos da Bairrada, com elevação da uva tinta Baga e das castas brancas regionais como Maria Gomes, Bical, Cercial ou Sercialinho. Só assim conseguiremos brilhar e distinguir-nos no mercado mundial de vinhos. Luís Pato tem sido fiel às origens e herança adquirida, hoje falamos do seu Vinha Formal Branco 2010, provado este mês de Junho.
A cor amarela palha dourada indicia-nos, em primeira mão, que o vinho já sofreu uma ténue oxidação. Quando o levamos ao nariz, confirmamos esse processo de evolução oxidativa, contudo essa oxidação não se sobrepõe em momento algum à fruta madura presente, que se mantém discreta, coerente e subtil. A barrica, por sua vez, já passou para segundo plano, completamente integrada no conjunto. Na boca aferimos a frescura que a Bairrada confere aos seus vinhos, apresentando simultaneamente volume e preenchimento, com boa acidez a torná-lo bem gastronómico. É um vinho com estrutura e cabedal para enfrentar algumas culinárias mais exigentes.
Considero o Vinha Formal Branco uma referência e um bom exemplo de vinho e produtor que se mantém fiel à sua identidade e perfil regional, não embarcando em modas. É um prazer poder apreciá-lo com alguns anos de estágio em cave, sendo este um aspecto que me entusiasma no mundo dos vinhos, prová-los em diferentes etapas da sua vida, perceber as fases ascendentes e descendentes do seu ciclo de vida.
Castas: Bical
Região: Bairrada
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 15€



