top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

Herdade da Rocha Boutique Lodge - Olive Residence and Suites


Herdade da Rocha

Volto hoje para falar de uma das minhas experiências de Enoturismo mais recentes em território português. Já passava algum tempo desde a última partilha, mas o Enoturismo de habitação é uma das actividades lúdicas que me agrada imenso. Este sector tem crescido imenso, qualidade cada vez mais patente, a arte de bem receber é marca em Portugal. Já seguia o projecto da Herdade da Rocha, e em particular a vertente turística e hoteleira, com um forte destaque arquitectónico. Independentemente da vertente vínica e gastronómica inerente às minhas experiências, as estadias em locais distintos, harmoniosos e apaixonantes, consiste em factor determinante nas minhas escolhas. A Herdade da Rocha situa-se junto ao Crato, no Alto Alentejo, distanciado a cerca de 50 km de Marvão e 35 km de Castelo de Vide. A oferta de alojamento ao público só iniciou actividade em 2017, já a vertente vitivinícola remonta a sua génese a 2009. A família Rocha, proprietária do grupo Antarte, ligado ao ramo do mobiliário, adquiriu este monte com cerca de 56 hectares em 2006, tendo em 2009 iniciado a plantação de vinhas e 2012 foi o ano da sua primeira colheita. Entretanto iniciou a produção de vinhos próprios na Adega da Herdade, e hoje já oferece um portefólio vasto que inclui variados vinhos tintos, brancos e um rosé, distribuídos entre as marcas Herdade da Rocha e Couto Saramago.

Como toda a propriedade está emergida num imenso olival, a madeira de oliveira é tema dominante na decoração e concepção de todo o espaço, o que para uma família com credenciais no ramo do mobiliário é ouro sobre azul, criam-se bases para a nascença de um local de requinte. Mária Rocha teve, e tem, papel fulcral em todo este projecto Herdade da Rocha e Olive Residence and Suites. Ela é a obreira e responsável por dinamizar toda a actividade da Herdade.

O edifício principal do Olive Residence and Suites alberga a recepção, o restaurante com salão interior e esplanada com vista para o jardim, uma sala de estar comum, uma sala de convívio, e 4 quartos com terraço virado para as vinhas. No exterior temos o jardim, a maravilhosa piscina rodeada por palmeiras, e 4 suites independentes com varanda, equipadas com sala e sofá-cama, tornando-se ideais para pequenas famílias.

Herdade da Rocha
Herdade da Rocha
Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Actividades

Para quem gosta de espaço e natureza, este é o local certo. Estamos rodeados por oliveiras e vinhas, poderemos sempre optar por um momento de relaxamento na piscina, pedir ao staff a possibilidade preparar uma cesta para piquenique nas vinhas ou em redor das gigantes pedras graníticas, contemplando as paisagens e beneficiando de toda a tranquilidade circundante.

Estão também disponíveis bicicletas gratuitas que nos permitem percorrer os 56 hectares do Monte, e para quem não dispensa qualquer actividade relacionada com vinhos, uma visita à Adega mais cool, inspiradora e artística que visitei até hoje. Arte e design com o cunho empresarial e inovador da Antarte estão presentes em qualquer detalhe ou pormenor. Esquecendo todos os aspectos técnicos e de modernidade presentes para a produção de vinhos, esta Adega prima e destaca-se sem dúvida alguma pela sua beleza artística, arquitectónica e decorativa. As imagens falam por si, felizes os cachos de uvas que têm a oportunidade de passar por este espaço.

Recentemente, no mês de Junho, foi inaugurado o "Retiro da Paz", homenagem a Ramos Horta, prémio Nobel da Paz, patrono do espaço. É um espaço com um pequeno monumento destinado ao retiro, espiritualidade e meditação.

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Herdade da Rocha

Restaurante e Enogastronomia

A unidade hoteleira oferece a possibilidade de almoços e jantares com aviso prévio, oferecendo um menu mais ou menos fixo, onde se recorrem a produtos tipicamente alentejanos confeccionados com chancela contemporânea e inovadora pelo chef residente, sem nunca descurar a autenticidade do sabor. Estão também disponíveis petiscos variados, sempre harmonizados com os vinhos da casa. Durante a nossa estadia optámos por jantar na Herdade, tendo escolhido como pratos principais o naco de carne maturada e o hambúrguer "waygu". Para sobremesa optámos por um doce tradicional na região, uma autêntica delícia, tecolameco com sorvete de laranja. A escolha do vinho foi da minha responsabilidade, Herdade da Rocha Amphora Wine 2018, um vinho de talha feito com Touriga Franca, que se apresentou jovem como seria de esperar, nariz com boa presença de fruto vermelho, notas ligeiras de argila em boca, revela-se sedoso, com elegância e profundidade. Apresenta a meu ver uma mineralidade superior, não muito habitual em vinhos alentejanos.

Herdade da Rocha

O que fazer na Região

Não me poderei alongar muito neste aspecto, já que aproveitei o fim-de-semana para relaxar na Herdade, contudo, o Crato mesmo ali ao lado, oferece múltiplas opções gastronómicas, culturais e turísticas, umas sazonais, outras durante o ano inteiro. A única saída que que realizámos foi para um almoço rumo ao Restaurante Regada na localidade de Alpalhão. Vi este restaurante na Internet ao recorrer ao Google. Chamou-me a atenção as recomendações de locais e a existência de pratos tipicamente alentejanos, um dos quais decidi degustar, Arroz de Lebre com sangue, feito como se de uma cabidela se tratasse. Mostrou-se um prato com muito equilíbrio, não muito intenso e condimentado, acompanhado com vinho branco da casa. Fica a dica para futuras visitas.

O Verão ainda nem vai a meio, e como até tem estado bastante tímido, aqui fica uma sugestão para os meses que se seguem.

HERDADE DA ROCHA Lugar Couto do Saramago 7430-019 Crato - Portugal
+351 910 988 603 geral@herdadedarocha.pt

 

Galeria de Fotos

 

#Alentejo #HerdadedaRocha #enoturismo #Hoteldecharme #Talha #verão

0 comentário
bottom of page