• Nelson Moleiro

Martín Códax Vindel 2015


As Bodegas Martín Códax situam-se na localidade de Vilariño, Pontevedra, no coração do Vale do Salnés, o epicentro da sub-região das Rias Baixas na Galiza. Já fiz referência a esta casa noutras ocasiões, é um dos produtores mais conhecidos e consagrados na Galiza, tendo registado uma grande expansão e modernização nas últimas décadas.

Quanto ao Vindel 2015 propriamente dito, não poderemos considerar um vinho superlativo, mas prima pela elegância e subtileza no nariz e principalmente em boca. Não estamos perante exagero de fruta chata, muito vincada e pronunciada, temos antes aromas cítricos discretos, e uma presença em boca que cresce à medida que o vinho percorre o palato. O mais curioso neste Vindel é que no início da prova parece-lhe faltar matéria e estrutura, mas em poucos segundos, apodera-se das papilas conferindo prolongamento e dimensão, com uma acidez e mineralidade crescentes à medida que flui em boca. Nota-se também um ligeiro lado vegetal e uma ténue doçura, tudo isto num registo, como já referi, altamente linear e agradável. É um alvarinho ideal para quem procura vinhos menos expressivos e mais contidos, menos impositivos, que não se sobreponham à comida. Afinal de contas o vinho está de mãos dadas com a gastronomia, nem outra coisa faz sentido. Não é barato, supera ligeiramente os 30€, não sendo a melhor relação qualidade-preço no que toca a albariños das Rias Baixas, contudo vale bem experimentar.  

O Martín Códax Vindel é um vinho de parcela, parcela Agro de Tremoedo, optando-se por uma viticultura que visa obter vinhas de muito baixo rendimento, mas com bagos de uva albariño com qualidades aromáticas únicas. A colheita é feita manualmente, a fermentação é realizada a temperatura controlada (17ºC) em inox e posteriormente em barricas de carvalho francês de 225 litros. Terminada a fermentação, o vinho repousa e estagia em depósitos de inox por um período mínimo de um ano.

Castas: Albariño

Região: Rias Baixas, Espanha

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

PVP: +/- 33€

#Galiza #albarino #RiasBaixas #Espanha

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle