• Nelson Moleiro

Quinta da Serradinha Espumante Bruto Natural 2005


Entramos num tema que me apraz falar, vinhos da minha região, a rara DOC Encostas de Aire. A Quinta da Serradinha situa-se nas imediações da cidade de Leiria, onde António Marques da Cruz segue as ideologias de viticultura biológica dos seus antepassados, muito antes de termos como biológico, biodinâmico, orgânico ou natural, se tornarem virais, aproveitamentos desmedidos perante a legislação permissiva. Os poucos hectares de vinha que cultiva, com exposição fundamentalmente a Sul, sofrem influência das brisas marítimas do Atlântico, que em conjugação com solos argilo-calcários, conseguem aportar aos vinhos uma frescura, acidez e mineralidade únicas. 

A primeira vez que provei este Espumante foi no último Simplesmente Vinho no Porto. Confesso que na altura, como é comum neste registo, não me entusiasmou muito. As condições de serviço, tempos de abertura de garrafas, saturação do provador, entre outros factores, influenciam muito as provas. Contudo, já tinha adquirido uma garrafa desta dita colheita de 2005, decidi levar para férias e completamente solto partir para prova sem grandes expectativas. Resultado, este espumante arrebatou-me.

Um vinho base de cor âmbar, dourado, adulto, com nariz contido e uma ténue oxidação nobre, que em nada depreciativa, jamais, muito pelo contrário. Em boca apresenta boa bolha, média, uma mousse que envolve o palato, e onde o vinho se expande, com volume e amplitude de boca. Não lhe falta acidez, mostrando bastante frescura, um lado acre e vegetal, com mineralidade que lhe proporciona final de boca longo, seco. A cor ligeiramente mais carregada que o vinho apresenta em nada se poderá associar ao que realmente percepcionamos na prova, temos vinho com matéria, e a frescura e mousse de um bom espumante. Não sei que castas compõem o lote mas diria que estamos na presença de um espumante de uva Arinto, até porque a casta Arinto, Fernão Pires e Encruzado são as castas brancas que o António trabalha na Quinta.  Dificilmente encontraremos outro vinho espumante com estas características por terras portuguesas.

Castas: Desconhecidas

Região: Encostas de Aire

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

PVP: +/- 24€

#Leiria #QuintadaSerradinha #Espumante

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle