• Nelson Moleiro

Gallinas & Focas 2016


Tem uma expressão de fruta vermelha muito evidente no nariz, abundante, destaca-se, quase parecendo um Garnacha continental. O perfil pouco extractivo confere-lhe elegância e subtileza, muito gentil e sedoso em boca, com tanino macio e boa acidez, amplitude e preenchimento, mas é sobretudo a salinidade que acaba por ligar este vinho com a fruta vermelha, tornando-o salivante, fresco e com grande persistência de boca. Os 14% de volume de álcool passam completamente ao lado neste tinto insular, imperceptíveis. É um vinho muito guloso, e uma excelente entrada pessoal nos vinhos de Maiorca, prazeroso.

Este vinho além da componente vínica inerente ao mesmo, onde se atesta a sua qualidade superior, comporta uma vertente social a qual não me deixa indiferente, e que de seguida partilho convosco.

"Um vinho de qualidade notável, Gallinas & Focas também é um esforço de caridade. Este vinho tinto espanhol original é o resultado da colaboração entre a Vinícola 4kilos, com sede em Maiorca, e a Fundació Amadip Esment, uma organização sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual. A vindima de 2016 deste vinho tinto de Maiorca é a mais interessante, um varietal de Manto Negro (com pequena percentagem de Syrah), uma variedade nativa maiorquina proveniente de vinhas de 25 anos plantadas em solos argilo-calcários. O manto Negro é cultivado seguindo procedimentos ecologicamente correctos e técnicas de intervenção mínima. Colhidas à mão, as uvas foram desengaçadas e maceradas por 25 dias. Em seguida, 70% deles fermentaram em cubas, enquanto o restante fermentou em barricas de carvalho francês de 500 litros. Ambos foram fermentados com leveduras nativas, utilizando parcialmente a técnica de maceração carbónica. Depois disso, a Gallinas & Focas 2016 completou a fermentação maloláctica e envelheceu por 12 meses em barricas de carvalho francês de 500 litros. Finalmente, foi envelhecido ainda por 6 meses em cubas de carvalho francês de 4.000 litros, e por um período mínimo de 6 meses na garrafa.".

Castas: Manto Negro e pequena quantidade de Syrah

Região: Maiorca, Ilhas Baleares

Teor Alcoólico: 14% Vol

PVP: +/- 20€

#Espanha #Maiorca #4KilosVinícola #MantoNegro #VinhoTinto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle