• Nelson Moleiro

Fillaboa Selección Finca Monte Alto 2015


Este albariño não será certamente das melhores referências das Rias Baixas, até porque a quantidade e qualidade dos albariños dali oriundos é vasta. Serve sim este vinho para, quase que de forma aleatória, confirmar e sugerir aos que me lêem, que se trata de um perfil deste monocasta que me apraz muito mais beber, fugindo por certo ao perfil do grosso dos alvarinhos nacionais, focando-se muito mais na mineralidade, delicadeza e estrutura, em detrimento da tropicalidade e sobreposição da fruta, dotando-se de vinhos mais equilibrados e harmoniosos, e sobretudo o que interessa, mais gastronómicos. Ganham até com o tempo de cave, 3 a 5 anos de garrafa aprumam as suas características e prazer de consumo.

Fillaboa Selección Finca Monte Alto 2015

Como eu gosto, nada de frutinha maricas a dominar o vinho, tem um aroma cítrico com fruta em bom patamar de maturação, mas que por vezes, mostra um outro lado mais herbáceo, que algumas pessoas poderão associar erradamente a um certo verde, pouca maturação da uva, que desvanece com a oxigenação. Em boca temos acidez alta, mineralidade proeminente, e um lado vegetal muito interessante que o consegue separar de outros albariños galegos. Consegue empregar volume e estrutura, revelando-se crocante em boca e que permite nesta fase suportar variadíssimos pratos, se bem que para mim um bom robalo do mar grelhado, ou um arroz de garoupa são gastronomia perfeita para este vinho. Um vinho de parcela da região das Rias Baixas, que faz jus à reconhecida qualidade dos vinhos brancos desta sub-região da Galiza.

Este vinho surge de vinhas de uma parcela única, Monte Alto, com cerca de 30 anos de idade e 6 hectares, uma das parcelas mais emblemáticas de Fillaboa, a uma elevação de cerca de 150 metros acima do nível do mar, solo arenoso, e com abundância de pedras por causa da sua proximidade com o Rio Minho.

Castas: Albariño

Região: Rias Baixas, Galiza, Espanha

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: 18€

#albarino #RiasBaixas #Espanha #Galiza #vinhobranco

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle