top of page
  • Foto do escritorNelson Moleiro

La Vizcaína "La Vitoriana" Lomas de Valtuille 2016


La Vizcaína La Vitoriana 2016

As vinhas do projecto La Vizcaína são oriundas das periferias de Valtuille de Abajo, terra natal de Raúl Pérez. São vinhas velhas, algumas centenárias, onde uma parcela com cerca de um hectare (casta Mencía), e com exposição a Norte, é destinada para produzir o La Vitoriana. Aqui crescem uvas com complexidade e estrutura únicas.

Nariz emana fruto vermelho maduro limpo, de enormíssima qualidade, nariz frutado com expressividade, convida e apela ao beberico automático. Boca muito ampla, tanino fino ou médio, com elegância, sedoso, evidenciando souplesse, com profundidade e vivacidade, um enorme prazer de degustação. A barrica, usada, em momento algum se evidencia, completamente imperceptível, o que se pretende e deveria ser princípio ubíquo na vinificação e estágio de vinhos. São vinhos assim que procuro, frescura, boa acidez, sem sobrematuração e com álcool moderado. Ainda não consegui perceber a cem por cento se são vinhos de autor, ou pura expressão regional e de terroir, o que é certo é que o barbudo vai-nos proporcionando vinhos do camandro, primeira liga, espanhol do carai este Raúl Pérez.

À medida que ia bebendo o La Viroriana colheita 2016 fui criando na minha mente uma analogia grosseira, já que por vezes me parecia um vinho que se situa entre um Beajoulais e um tinto do norte do Rhône já com algum estágio e mais macio. Considero estar num momento muito bom para ser bebido, e certamente irá engrandecer com tempo em garrafa, mantendo-se lá bem no topo. Para quem quiser ver o potencial da uva Mencía (a nossa Jaen) no terroir de Bierzo, estes vinhos La Vizcaína são uma óptima escolha e um porto seguro de afirmação qualitativa. Cheers

Castas: Mencía

Região: Bierzo, Espanha

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: +/- 20€

La Vizcaína La Vitoriana 2016

La Vizcaína La Vitoriana 2016

#Bierzo #RaulPerez #Mencia #VinhoTinto #Espanha

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page