• Nelson Moleiro

Verónica Ortega ROC 2015


Verónica Ortega é um dos nomes emergentes na nova geração de jovens enólogos/produtores em Espanha. Quando olhamos para o seu currículo, impressiona. Nascida em Cádiz, estagiou no Domaine de la Romanée Conti e Domaine du Compte Armand na Borgonha, trabalhou com Daphne Glorian e Álvaro Palacios em Priorat, e foi enóloga responsável, vigneron, no Domaine Laurent Combier, Crozes-Hermitage (Rhône). Mostrou gosto pela uva Mencía e pela região de Bierzo em particular, colaborou e aprendeu com Raúl Pérez em Valtuille, onde mais tarde acabou por criar projecto a solo com produção e adega próprias.

ROC foi o vinho que a trouxe para a ribalta, um tinto proveniente de parcelas com 80 a 90 anos de idade em Valtuille, solo argiloso e arenoso, com bastante pedra. De facto, os vinhos tintos de uva Mencía neste terroir de Valtuiile de Abajo conseguem apresentar uma riqueza soberba, são vinhos que aprecio imenso, impossível cansar, bastante definidos e precisos em boca. E o melhor de tudo, a preços cordatos.

Vinho com fruta madura, bom indicador no nariz que vai abrindo gradualmente com a oxigenação. Nota-se que 2015 foi um ano mais quente, sobretudo na percepção de boca, com algum volume. O vinho requer uma preparação prévia, sugiro decantação de uma a duas horas, mostra taninos muito finos e uma elegância de boca onde conjuga fruto negro maduro com uma certa índole terrosa e vinosa, sem madeira a incomodar. Parece já muito apto a ser degustado, poderá e deverá melhorar, contudo acrescenta à presente data grande valor e prazer na degustação.

Para quem conhece os vinhos de Raúl Pérez percebe ao beber este ROC que estamos perante a mesma linhagem, não fosse este vinho elaborado com 50% das uvas fermentadas com cacho inteiro em balsas de madeira de 5000 litros, algum engaço então, de forma a transmitir frescura e tensão ao produto final. No final o vinho estagia 14 meses em barricas de carvalho francês de 228 litros, de segundo e terceiro ano de uso.

Castas: Mencía

Região: Bierzo, Espanha

Teor Alcoólico: 13,5% Vol

PVP: +/- 26€

#Bierzo #Espanha #Mencia #VinhoTinto

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle