• Nelson Moleiro

Quinta da Serradinha Baga 2012


Esta publicação tem tudo para ser tendenciosa, isto porque incumbi-me de falar de um vinho da Quinta da Serradinha, situada em Leiria, produtor pioneiro a nível nacional na prática de verdadeira e autêntica viticultura biológica. Essa foi sempre a ideia e visão de António Marques da Cruz, que herdou as vinhas e saber dos seus antepassados. Continua-se a fazer hoje o que sempre fez e preconizou, não é moda, é maneira de estar no ramo e na vida. são cerca de 6,5 hectares de vinha, expostas maioritariamente a Sul, em solos argilo-calcários, onde a baga é a casta tinta que se apresenta como espinha dorsal nos vinhos tintos, beneficiando de um micro-clima e terroir muito específico, onde as brisas atlânticas conduzem a maturações e desenvolvimento progressivo dos bagos de uva durante o ciclo.

Eu mencionei logo ao início que este texto tinha todo o mix de ingredientes para se tornar tendencioso, mas acontece que nem é preciso recorrer à afectividade, e isso exalta-me de orgulho. Basta beberem este baga, felizardo de quem tiver oportunidade de provar esta referência, com selo da Região Demarcada de Encostas d'Aire.

O Serradinha Baga 2012 manteve uma evolução primordial, aniquila qualquer céptico que duvide da capacidade de guarda de um bom vinho biológico. Bastante fruta vermelha e estrutura, revelando a acidez e frescura certas para equilibrar e sustentar um bom vinho, dando-lhe carácter e poder gastronómico, mete as turbinas salivares a bombar, tudo no sítio. Alguns aromas secundários do estágio, muito ténues, com ligeiro couro e terra, em boca os taninos estão já bem polidos sem agressividade, com uma profundidade e fundo de boca salino e fresco. Sabe a vinho, mas que adquiriu elegância com a guarda. O vinho abre e melhora à medida que a oxigenação libera os compostos aromáticos. Um grande, grande baga!

Castas: Baga

Região: Encostas d'Aire

Teor Alcoólico: 12,5% Vol

PVP: +/- 18€

#Baga #Leiria #QuintadaSerradinha

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle