• Nelson Moleiro

Albamar Finca O Pereiro 2018


Albamar Finca O Pereiro 2018
Albamar Finca O Pereiro 2018

Xurxo Alba, um nome mais que conhecido nas Rías Baixas e Galiza, e por todo o panorama vínico espanhol da última década. Um reconhecimento progressivo a alguém que não procura mais que fazer vinhos por paixão respeitando a história e tradição regional. Albamar Finca O Pereiro é um vinho de parcela, aqui em prova a colheita de 2018, e direccionando ao meu universo de prova, considero o albariño Albamar mais preciso e limpo, senhorial, com volume mas sem beliscar a acidez, muito equilibrada nesta fase, com foco nos aromas e sabores cítricos e de fundo salino, sentindo-se um final de boca crepitante e ao mesmo uma untuosidade assente uma espinha dorsal herbácea. O Albamar O Pereiro, é o albariño de Xurxo Alba, que na minha opinião, tem mais potencial de cave, de envelhecimento, feito para perdurar, diferente de outras referências.


Divagando um pouco, o Albamar O Sebal é um vinho de carácter disruptivo, sou fã dessa referência, para mim dos melhores negócios em questão de albariño nas Rías Baixas, isto para quem procura distinção, pureza e essência vínica. Gosto também particularmente do Sessenta e Nove Arrobas.


As uvas utilizadas neste vinho vêm de vinhas situadas junto do mar, na foz do Rio Úmia, em solo argiloso. Na vinificação são usados os cachos inteiros e o mosto fermenta com as leveduras autóctones em inox. É interrompida a maloláctica após trasfega e permanece cerca de 6 meses nem inox sobre borras finas.


Casta: Albariño


Região: Rías Baixas, Galiza


Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 28€


Albamar Finca O Pereiro 2018

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo