• Nelson Moleiro

Alfrocheiro em Talha de Argilla 2017


Alfrocheiro em Talha de Argilla 2017

O Alfrocheiro é uma casta que confere cor vigorosa aos vinhos, os reflexos em tons violetas que evidencia assemelham-se à Touriga Nacional. Gosto muito do comportamento desta uva a solo e não só em vinhos de lote, sobretudo na sua região de eleição, o Dão, com vinhos com fruta limpa e pura, sensações de frutos silvestres maduros, sempre com boa acidez e equilíbrio e alguma rusticidade. Vinho de lavrador, autenticidade.


A razão que me fez provar este vinho? A curiosidade. Um Alfrocheiro em Talha, e porque não? Este é um vinho alentejano da Herdade da Anta de Cima, um projecto que emergiu e floresceu no microclima da Serra de Montargil, e com passos sólidos e calculados, começa a solidificar a sua posição no mercado, oferecendo vinhos diferenciados.


Excelentes aromas de frutos vermelhos maduros, bom bouquet aromático, poderia considerar alguma resina mas é tão discreta que só o menciono por estar influenciado à partida, sei que estou a provar efectivamente um vinho de talha. Na boca acaba por se mostrar muito elegante, álcool muito moderado, sensação vegetal, terroso, tanino fino mas presente, muito profundo e seco, gastronómico. Acho-o extremamente equilibrado, harmonioso, fiquei muito agradado e curioso pelo projecto, com desejo de aprofundar mais no futuro. Parabéns à Herdade da Anta de Cima pela ousadia e distinção.


Após fermentação com leveduras autóctones o vinho estagiou 4 meses em talhas de 140 litros.


Castas: Alfrocheiro


Região: Alentejo


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 15,50€


#talha #alentejo #alfrocheiro #VinhoTinto




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle