• Nelson Moleiro

Anselmo Mendes Parcela Única 2015 versus Forjas del Salnés Goliardo A Telleira 2016


Anselmo Mendes Parcela Única 2015 versus Forjas del Salnés Goliardo A Telleira 2016

Passam os anos, multiplicam-se as garrafas de vinho abertas, as experiências vividas, mas algo tem-se mantido, o meu gosto pela casta alvarinho, a quem dedico muito do meu investimento pessoal, pois acredito vivamente nestes vinhos, quando conduzidos num perfil sério e mais austero, fugindo à tropicalidade pachorrenta e fútil. Os grandes alvarinhos monovarietais, oriundos dos terroirs de eleição, são vinhos de longevidade, estrutura e tremendo perfil gastronómico. Este lado a lado entre Parcela Única 2015 e Goliardo A Telleira 2016 é um mero exercício exemplificativo da excelência a trabalhar esta uva, dois dos melhores exemplares de alvarinho/albariño, dois produtores referência, Anselmo Mendes na sub-região de Monção e Melgaço e Forjas del Salnés nas Rías Baixas na Galiza. Foram bebidos numa harmonização que considero perfeita, com cozinha e companhia ideais, uma caldeirada em família na vila piscatória da Nazaré.


Parcela Única 2015 com alguma sensação de barrica no nariz, que em boca lhe transmite mais volume, um certo “açaime” à acidez na natural, mais redondo, cremoso e com intensidade, onde as notas de fruta cítrica se envolvem na perfeição com alguma tosta e notas de especiarias, um excelente conjunto, grande alvarinho. Procede-se à fermentação em barricas novas de carvalho francês de 400 litros.


Castas: Alvarinho


Região: Vinhos Verdes, Monção e Melgaço


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 30€





Goliardo A Telleira 2016 bem mais discreto no nariz, um vinho mais austero, com uma expressão da fruta cítrica muito subtil. Em boca acidez muito presente e viva, entrada de boca potente e vibrante, muita presença na mucosa palatina, envolvente e mineral, longo, com final interminável e salino. Este é um vinhão, que para mim me enche as medidas por inteiro. Fermentação e estágio em barricas usadas de 750 litros.


Castas: Albariño


Região: Rías Baixas, Galiza

Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 30€


#alvarinho #albarino #ríasbaixas #monçãoemelgaço #anselmomendes #forjasdelsalnés






© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle