• Nelson Moleiro

As Sortes Val do Bibei 2016


As Sortes Val do Bibei 2016
As Sortes Val do Bibei 2016

Rafael Palacios é dos nomes mais conhecidos da sub-região de Valdeorras na Galiza, graças ao seu meticuloso trabalho com a uva Godello no terroir local, assentando no respeito pela tradição e viticultura biodinâmica, seguindo princípios ecológicos. Valdeorras consegue oferecer bons negócios de brancos de uva Godello, alguns dos vinhos de Palacios estão entre os melhores vinhos brancos da vizinha Espanha.

É costume dizer entre pares enófilos que nada é melhor que um grande Chardonnay, mas em concreto, e relativizando muito o universo planetário, tanto a nível nacional um grande Encruzado, como passando a fronteira, um bom Godello, conseguem fazer um trabalho exemplar por um custo bem inferior (ainda).


Rafael Palacios As Sortes 2016, beber um vinho destes quando já se atingiu um conhecimento de prova mais vasto e educativamente qualitativo, revela de caras que estamos perante um vinho de elevação, com complexidade e profundidade, trabalho sério, com fruta de caroço com boa maturação, maçã verde, ligeiro floral no nariz, com barrica muito integrada a transmitir volume e alguma gordura sem beliscar a frescura. Basta não se sentir a dita, ou que passe em plano muito secundário, que falamos a mesma língua, um vinho excepcional. Estes Godellos de recorte superior mostram-me aquela arrogância francesa do Chardonnay, altivez, mas sem a salinidade que o solo de Chablis por exemplo incute aos vinhos. Mas está lá, é isto, é este o caminho.

Elaborado com videiras da casta Godello com idades médias de 40 anos em solos arenosos de granito, maioritariamente clones recuperados das vinhas mais antigas da propriedade, plantadas maioritariamente de forma tradicional por viticultores nos anos 70 e 80. As uvas usadas nas Sortes 2016 provêm de 6 pequenas “Sortes” (Os caneiros, A Coelleira, Souto dos Santos, Alexos, Val de Anta, O Castineiro), nome usado localmente para identificar as parcelas, situadas na face norte do Vale do Bibei a uma altitude superior a 600 metros. Fermentaram e estagiaram cerca de 6 a 7 meses em barricas de 500 litros.


Castas: Godello


Região: Valdeorras, Galiza


Teor Alcoólico: 14% Vol


PVP: +/- 40€


As Sortes Val do Bibei 2016

Sames de Bacalhau com Grão

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo