• Nelson Moleiro

Bons Ares Tinto 1996

Updated: Jan 7


Bons Ares Tinto 1996

Uma incógnita, um vinho com mais de vinte anos, com guarda e historial desconhecido, mas um nome que conheço de bons brancos apresentados em colheitas mais recentes. Vinho pertencente à casa Ramos Pinto, famosa pelos vinhos do Porto, mas também por alguns vinhos de mesa do Douro. Da minha ainda curta experiência no mundo dos vinhos, a gama Bons Ares distingue-se pela frescura dos vinhos apresentados, aportam mineralidade e acidez bem interessantes, vinhas de altitude no Douro Superior.

Em visita a uma garrafeira local na zona da Batalha, a Garrafeira Scorpio, deparei-me com uma oferta de vinhos antigos e raros, entre eles o Bons Ares Tinto 1996. Nunca tinha conseguido provar estas referências da década de 90, pelo que não hesitei aferir a qualidade de envelhecimento deste vinho. O terroir em que se insere, em conjunto com as castas usadas, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon, perspectivavam aos meus olhos uma evolução muito positiva do vinho..


Com rolha já algo danificada, cor ainda viva com ligeira oxidação, surpreende pelo aroma a fruta fresca, sim espantem-se. Nariz contido, mineral e algo especiado. Em boca, soberba a frescura que ainda demonstra, bastante mineral e terroso a revelar um lado mais rústico, taninos elegantes, profundo e muito envolvente. A experiência do vinho requer experiências deste gabarito, só assim conseguimos entender e comparar o que se fazia no passado em contrapartida com o que se executa nos dias que correm. Qualquer amante de mostos abominará um vinho com este perfil, não pela sua efectiva excelência, mas porque simplesmente não se dão ao trabalho de apreciar um vinho com este registo, com qualidade e história.


Excelente evolução, enorme capacidade de envelhecimento deste exemplar de Bons Ares Tinto 1996, classificado como vinho regional de Trás-os-Montes, uma classificação antiga, hoje transformada em vinho regional do Douro.


Castas: Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon


Região: Douro (antiga designação, Trás-os-Montes)


Teor Alcoólico: 12% Vol


PVP: +/- 10€


#bonsares #douro #vinhotinto #ramospinto




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle