• Nelson Moleiro

Casa Aurora La Vendañona 2018


Casa Aurora La Vendañona 2018

É a primeira vez que provo vinhos de Germán Blanco, e no caso particular do seu projecto pessoal mais recente, Casa Aurora, uma homenagem à sua bisavó Aurora García e ao povo de Villa de Albares no Alto Bierzo. Casa Aurora pretende recuperar vinhas antigas e ancestrais e produzir vinhos autênticos e genuínos como os antepassados faziam, recorrendo a viticultura orgânica sem uso de herbicidas e fertilizantes. O La Vendañona 2018 é um vinho de parcela, vinhas centenárias em solo argiloso com muito granito decomposto, onde predomina a Mencía, também Garnacha Tintorera (o nosso Alicante Bouschet), e Garnacha, mas com a curiosidade da presença de uma percentagem de uvas brancas, cerca de 15%, com Palomino, Doña Blanca e Godello. A fermentação decorre em ânforas com posterior estágio de um ano em barricas de carvalho francês usadas de 500 litros, onde faz a fermentação maloláctica. Produção de 650 garrafas.


Não é o tradicional vinho Mencía de Bierzo de regiões como Valtuille, aqui há mais frescura e acidez do Alto Bierzo, elegante, com semelhanças a Nebbiolo, ganhará certamente com o tempo de garrafa, mas é um vinho com identidade bem definida, elegante, baixo teor alcoólico, profundidade de boca, tudo q.b, equilíbrio e harmonia, sem estágios ilusionistas, manifestação de pureza e rusticidade.


Aromaticamente bastante fresco, com fruto vermelho e negro maduro, tudo muito puro. Na boca tanino presente, fino, acidez alta e um frescor amplo em todo o palato, com apontamento de vegetal. Uvas brancas dão-lhe uma forte componente mineral, acidez, não se focando simplesmente na fruta, é vinho para a mesa, de escolha gastronómica, que nos põe a pensar na dança comida-vinho.


Castas: Mencía (60-70%), Garnacha Tintorera (15%), Garnacha, Palomino, Godello, Doña Blanca


Região: Bierzo Alto


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 23€




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle