• Nelson Moleiro

Casa Aurora PePink 2021


Casa Aurora PePink 2021
Casa Aurora PePink 2021

Casa Aurora é um projecto pessoal de Germán Blanco em Villa de Albares no Alto Bierzo. Pretendia-se recuperar vinhas antigas e ancestrais e produzir vinhos autênticos e genuínos como os antepassados faziam, recorrendo a viticultura orgânica sem uso de herbicidas e fertilizantes. O nome é uma homenagem à sua bisavó de nome Aurora García. Caso queriam saber de outros vinhos que provei poderão ler aqui.


Estamos na presença de um vinho Clarete, uma mistura de uvas brancas e tintas, neste caso em maio proporção as brancas. Ao invés seria considerado um palhete, pelo menos em Portugal. Um clarete falamos de um vinho com aspecto rosado mas fermentado no estilo do vinho tinto. A legislação exige, que no mínimo, as uvas utilizadas para a produção sejam 25% tintas. A maneira mais usual de fazer um clarete em Espanha é a seguinte: as uvas tintas são introduzidas, às vezes o mosto tinto é sangrado e as peles são deixadas no depósito. Outras vezes, adicionam-se simplesmente as uvas tintas e o seu mosto, e depois enche-se o tanque com o mosto de vinho branco, para que a maceração com as películas das uvas tintas proporcione aquela cor clara habitual nos claretes.


O PePink 2021 apresenta um nariz muito limpo e com alguma discrição na componente frutada, com presença de fruto vermelho fresco, groselha, morango etc. Boca com mineralidade, elegância mas com tensão, boa acidez e imensa frescura, alguma rusticidade revelada por notas terrosas, tanino muito fino, e uma genuidade e identidade das castas e região. É um clarete com muito ADN de branco, claramente supera a expectativa de prova, diria muito melhor resultado que nos daria um rosé, uma harmonia e avidez gastronómica brutais. Para um início de Outono, com ares de Verão, pede mais para o calor de 2023.


Estamos na presença de um vinho com uvas de castas como Mencía, Garnacha Tintorera, Portuguesa (a nossa Rufete), Palomino, Godello e Doña Blanca de vinhas muito velhas, com repouso de 8 meses em ânfora de 500 litros e duas barricas usadas de 400 e 225 litros.


Castas: Mencía, Garnacha Tintorera, Portuguesa, Palomino, Godello e Doña Blanca de vinhas muito velhas


Região: Bierzo


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 12€

Casa Aurora PePink 2021

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo