Nelson Moleiro
Casal Santa Maria Mar de Rosas Rosé 2020

Grande parte das pessoas, consumidores, que se interessam pelo mundo do vinho em território nacional, eu diria mesmo a grande maioria, já ouviu falar certamente deste produtor, Casal Santa Maria na região de Colares, Sintra, produzindo vinhos regionais e certificados da região de Lisboa há cerca de 15 anos. Pelo menos será conhecida e publicitada na vertente e particularidade de ter as vinhas mais a Oeste da Europa, muito próximas do Oceano Atlântico.
Estamos em época pré-Verão, onde se começa a falar consciente e inconscientemente de vinhos rosé, o calor aperta, e estas referências surgem automaticamente à baila. Contudo, acaba por ser um mito e também manobra de marketing sazonal, existem vinhos rosé que apraz beber ao longo de todo o ano, mas eu para ser franco, início essas provas e bebericos quando se inicia a silly season.
Casal Santa Maria Mar de Rosas Rosé 2020, nariz complexo, aromático, com presença de frutos vermelhos, bagas silvestres, aparece ao fundo a barrica em segundo plano muito discreta a conferir volume e alguma estrutura, a par de sensação iodada e salina. Em boca é elegante, com boa acidez, não mostra ser só mais um vinho rosé, tem aptidão para gastronomia mais diversificada e comidas mais complexas em virtude da frescura, acidez, e um apontamento herbáceo surpreendente que lhe transmitem a secura de final de boca que se pretende.
Um bom rosé para os meses que estamos a entrar, e não só.
Castas: Pinot Noir, Syrah, Touriga Nacional
Região: Lisboa (Colares)
Teor Alcoólico: 13% Vol
PVP: +/- 20€
