• Nelson Moleiro

Castro Candaz A Boca do Demo 2016


Castro Candaz A Boca do Demo 2016

Castro Candaz é o projeto na região da Ribeira Sacra de Raúl Pérez e seu amigo e parceiro de negócios, Rodrigo Méndez das Bodegas Forjas del Salnés. As vinhas localizam-se na zona de La Chantada, um microclima mais fresco e com solos de granito e xisto, com predominância de granito. Neste terroir procuram conseguir vinhos com estilo e elegância borgonhesas. A Boca do Demo é o vinho mais destacado, de uma única parcela, com cerca de 70 a 80 anos, onde predomina a casta Mencía mas com presença de Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet) e Domingo Pérez (Bastardo). Faz-se maceração por cerca de 30 dias com consequente fermentação em grandes tonéis de carvalho e envelhecimento em foudre de 1500 litros e outras barricas de carvalho francês.


Castro Candaz A Boca do Demo 2016, muito fresco e com subtileza no nariz, fruta vermelha limpa e em bom estado de maturação, groselha, ginja etc. Sente-se ocasionalmente um ténue químico.


Em boca é profundamente elegante, cor média, aberto, tanino muito fino e macieza, já em estado aveludado, com boa presença e longevo no palato mas sem lhe retirar o factor X, ou seja, é muito glou glou, guloso e suculento. Em comparação a Bierzo, e aos muitos vinhos de Pérez nessa sub-região, encontro aqui um Mencía mais salino, com mais acidez de boca, sem descurar a mineralidade a conferir secura no conjunto. Aceito que lhe apontem uma boca menos volumosa e profunda, mas para mim gosto de beber neste registo, harmonia.


Castas: Mencía, Garnacha Tintorera (Alicante Bouschet) e Domingo Pérez (Bastardo)


Região: Ribeira Sacra, Galiza


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 26€



Posts recentes

Ver tudo

© 2016-2021 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle