• Nelson Moleiro

Centenariae Vineae Vinha do Canez Tinto 2013


Centenariae Vineae Vinha do Canez Tinto 2013

Comprei este vinho há uns anos quando procurava vinhos do Dão que desconhecesse, queria reunir algumas novidades no foro pessoal na região predilecta em território nacional. Vinhos para conhecer, guardar e provar mais tarde, que reunissem algumas características interessantes aos meus olhos.


Este Centenariae Vineae 2013, pertencente à Palwines, é elaborado a partir da vinha centenária da Quinta dos Três Maninhos. Pedro, Ana e Luís Borges, os três irmãos, lançaram este projecto familiar onde procuram repercutir os vinhos e tradições ancestrais regionais, respeitando a herança das vinhas e saberes familiares transmitidos ao longo das gerações. Vinhos com alma do Dão, rústicos, autênticos, com recurso a uma enologia que não desvirtua a essência nuclear do vinho, transmitido pela genética das vinhas inseridas num terroir específico.


Aroma apresenta-se muito fresco ao imediato, sensação de bosque, terroso, mineralidade e algum vegetal, um nariz com ADN do Dão. Em boca já surge a fruta negra madura, muito boa acidez, álcool moderado, sem concentração, apela e convida a voltar ao copo pela sua elegância e delicadeza, gostei bastante. Este é um blend de castas autóctones que publicita, e bem, o Dão. Não é barato, o PVP bate nos 22€, mas merece todos os cêntimos que dei por ele. Está num excelente momento para ser apreciado mas com bastante vida pela frente, está vivaço. Pisa a pé e fermentação em lagar de granito, tendo estagiado posteriormente 9 meses em cubas de inox antes de ser engarrafado.


Vejo surgirem novos projectos no Dão, o que é de saudar, mas a surgirem como cogumelos em todos os cantos, que sejam dos comestíveis e não dos venenosos que aniquilam completamente a identidade qualitativa da região.


Castas: Alfrocheiro, Baga, Bastardo, Camarate, Castelão, Jaen, Monvedro, Rufete, Tinta-Carvalha, Touriga-Fêmea, Touriga-Nacional

Região: Dão

Teor Alcoólico: 13,5% Vol


PVP: +/- 22€




© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle