• Nelson Moleiro

Conciso Branco 2015


Conciso Branco 2015
Conciso Branco 2015

As uvas brancas de vinhas velhas da Quinta da Lomba no Dão, nas mãos certas, continuam a fazer maravilhas. Predominância de Encruzado, Malvasia e Bical, e acreditando que a vinificação se tem mantido semelhante ao longo dos anos, o procedimento acontece em lagar de granito com posterior estágio e fermentação maloláctica em barricas usadas de 500 litros. É um dos vinhos que se tem mantido fiel ao bolso do consumidor e mantendo um nível qualitativo de excelência.


Após o Conciso Branco 2014, bebido há cerca de 3 anos, ter umas notas oxidativas já a marcarem o conjunto, este Conciso Branco 2015 revela-se um diamante raro, ligeira redução no nariz, presença predominante de citrinos com algum fruto branco, em pleno ponto de estado de maturação da uva. Boca larga, ampla, pleno de frescura, com boa acidez e barrica completamente integrada lá bem no fundo, somente a conferir redondeza e algum volume. O melhor Conciso Branco com alguma cave que me lembro de beber (não é provar meus caros), exceptuando obviamente as colheitas posteriores que vão permanecendo em repouso e sobre as quais ainda não me posso pronunciar nesse aspecto de análise evolutiva. Excelente colheita, excelente vinho, um dos brancos valiosos do Dão.


Uma coisa que tenho aprendido ao longo dos anos, à medida que vou provando, é que as falhas e defeitos não desaparecem com o tempo de garrafa, podem existir variações evolutivas, altos e baixos, mas os defeitos, a existirem na génese, ficam sempre lá. Um bom vinho, provado em novo, com espinha dorsal coesa e genuína do seu terroir, tem tudo para ser um bom vinho no futuro.


Castas: Encruzado, Bical e Malvasia entre outras


Região: Dão


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 17€


Conciso Branco 2015


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo