• Nelson Moleiro

Conciso Branco 2017


Conciso Branco 2017

É um dos vinhos brancos mais precisos, completos e harmoniosos que me apraz beber no Dão, uma jóia a preço convidativo e cordato no circo de preçários stand-up comedy em que se tornou o mercado português da gama média, genericamente falando, e incidindo exclusivamente na minha visão e perspectiva pessoal. Obviamente que estamos na presença de um excelente vinho, mas que não preenche nem convence as papilas gustativas da famosa e especializada crítica. Um vinho que nesta colheita de 2017 se mostra com um nariz equilibrado, harmonia entre a fruta e pequenas impressões digitais da barrica, muito secundárias. A boca é fenomenal, uma cremosidade genuína, com frescura na entrada e generosa permanência, mineralidade e com boa acidez de fundo. Fruta branca de caroço em pleno estado de maturação, sem evidências oxidativas que estavam mais presentes com uns anos de garrafa em algumas colheitas mais antigas, como a 2014, a que tenho mais presente.


A referência Conciso, marca da Niepoort Vinhos no Dão, teve a sua nascença em 2014, um vinho elegante, delicado e com uma consistência qualitativa e valor efectivo nas colheitas subsequentes. Uvas de vinhas velhas da Quinta da Lomba no Dão, com predominância de Encruzado, Bical e Malvasia entre outras castas regionais. É vinificado em cubas de granito e depois estagia 20 meses em barricas usadas de 500 litros onde realiza a fermentação maloláctica.


Um pequeno aparte, a tremenda consistência do Conciso Branco, contraste com o seu irmão Conciso Tinto, altos e baixos e variações algo estranhas entre colheitas e perfis, resultado de algumas experiências certamente.


Castas: Encruzado, Bical e Malvasia entre outras


Região: Dão


Teor Alcoólico: 12% Vol


PVP: +/- 17€




Posts recentes

Ver tudo

© 2016-2021 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle