• Nelson Moleiro

Daterra Viticultores Azos de Paraxe Mencía 2017


Daterra Viticultores Azos de Paraxe Mencía 2017

Quem me acompanha mais de perto, e sobretudo quem segue aqui o espaço digital do Táscuela, tanto o blog como as redes sociais, percebe a minha ligação crescente aos vinhos Galegos e de Bierzo. Laura Lorenzo é uma enóloga e viticultora da nova geração com ideais e fundamentos muito próprios, pretende vinhos com pouca intervenção na vinha e na adega, que expressem em pleno a essência e genuidade da região e terroir de origem. Após o seu percurso de formação e experiência fundou o projecto pessoal Daterra Viticultores na Ribeira Sacra.


O Daterra Viticultores Azos de Paraxe Mencía 2017, é um Mencía completamente distinto dos melhores Mencías de Bierzo que vou provando e conhecendo. Este tem uma costela mais rústica e vinosa no nariz, parece-me sentir algum couro, químico na fase inicial de abertura. Tanto na cor como nos aromas apresenta-se muito aberto e com boa frescura, um cheiro apelativo que nos transporta à vinha e à adega. Em boca, a acidez é óptima, boa maturação da uva, de pouca concentração, extracção e estrutura, mas altamente profundo e complexo, integração da madeira em plenitude, que só lhe lima a musculatura, guloso e muito glu glu, gastronómico. Tem menos álcool e menos volume de boca mas eu adoro esta frescura e prolongamento, tenso e com garra, bastante mineralidade e fruta limpa, é uma degustação e experiência que me satisfaz plenamente, sou fã. Os Mencía que tenho provado da Ribeira Sacra ganham em frescura em relação a Bierzo, os vinhos de Laura Lorenzo assemelham-se em alguns aspectos ao estilo de tintos do Bierzo Alto, como alguns exemplares de produtores como Verónica Ortega e Germán Blanco. Só tenho pena de não serem de muito mais fácil acesso, também por motivos de produção limitada.


Os Azos de Paraxe são produzidos somente em alguns anos mediante as condições da colheita, e em pequena escala, umas centenas de garrafas. As uvas usadas provêm da parcela Soutipedre em Val Rodrigo, perto do povoado de Manzaneda. em 2017 produziram-se Azos de Paraxe Mencía, mas também Azos de Paraxe Alicante Bouschet, já falado por aqui.


Castas: Mencía

Região: Ribeira Sacra, Galiza

Teor Alcoóilco: 12,5% Vol

PVP: +/- 22,50€



© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle