• Nelson Moleiro

Destinos Cruzados Pousada 2016


Destinos Cruzados Pousada 2016

Óscar Cidanes Dominguez, sommelier galego, e Marcial Dorado, enólogo e produtor, lançaram-se a meias neste projecto Destinos Cruzados, aliando amizade e afinidades à vontade de produzir bons vinhos na região, que expressem a sua visão da identidade local.


As vinhas são na região de uma pequena aldeia chamada Arbo, junto ao Rio Minho, em Espanha, com idades entre os 30 e 50 anos, recorrendo a viticultura artesanal de baixa intervenção. De facto este vinho das Rías Baixas poderia ser um qualquer vinho da sub-região de Melgaço ou Monção, tal a proximidade geográfica. Dá para ver Portugal da outra margem, uns meros quilómetros de distância. Albariño e Treixadura, o mesmo que dizer Alvarinho e Trajadura num registo mais mineral e vegetal, fugindo ao paradigma do frutado, redondo e engraçadinho. A frescura e acidez estão bem presentes em boca, bom final, longo, mas o que cativa neste vinho é a aposta num potencial evolutivo, um alvarinho de guarda, que assenta na identidade e expressão da região, não procurando a comercialização de pé de chinelo. Uma interrogação que já coloquei por diversas vezes quando comparado com alguns produtores nacionais e espanhóis da região. Felizmente muito tem mudado e estamos a entrar gradualmente nesse registo qualitativo.


O vinho fermentou com leveduras autóctones em inox, e posteriormente estagiou um ano, uma parte do lote em carvalho francês e outra em depósitos de cimento.


Um Feliz Natal a todos!


Castas: Albariño e Treixadura


Região: Rías Baixas


Teor Alcoólico: 13% Vol


PVP: +/- 18,50€





#riasbaixas #albarino #espanha #vinhobranco

© 2016-2020 Táscuela

 

Leiria, Portugal - tascuela@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle