• Nelson Moleiro

Domaine des Marnes Blanches Chardonnay En Quatre Vis 2018


Domaine des Marnes Blanches Chardonnay En Quatre Vis 2018
Domaine des Marnes Blanches Chardonnay En Quatre Vis 2018

O Domaine des Marnes Blanches é relativamente recente em Jura, quando comparado com os tubarões locais. Foi fundado em 2006 em Cesancey pelo casal Geraud e Pauline Fromont, ambos ferverosos adeptos da viticultura biodinâmica e vinificação natural. A região é uma área caracterizada por solo de marga calcária branca do período terciário, daí o nome Domaine des Marnes Blanches. Tendo seguido a sua formação e estudos em Dijon, o produtor é influenciado pela viticultura e vinificação da Borgonha e Champagne, uma das características dos vinhos é que todas as parcelas são vinificadas em separado e envelhecem de forma neutra em barricas com vários anos e passagens e em inox.


O Domaine des Marnes Blanches En Quatre Vis 2018 é oleoso e amanteigado em boca, profundamente mineral e alavancado por boa acidez, no nariz alguma expressividade, com maçã verde e pera, não esconde o seu lado voyeur natural, nem pretende. Preenche a boca com volume e dimensão, complexo e crepitante, fruta em ótimo estado de maturação, onde me leva mais para os cítricos, mostra no final de boca um aspecto mais vegetal e uma surpreendente salinidade, reflexo dos solos oceânicos. Sinto um vinho com volume, continental, mas depois salino aquando do término de prova. A barrica é minimamente intrusiva, eleva o vinho na sua fermentação e estágio.


Quando conhecemos os Chardonnay de Ganevat ou Labet temos uma bitola alta, este En Quatre Vis não tem a matéria e elegância destes, mas é uma boa porta de entrada visto ser mais acessível em termos de preço e disponibilidade, boa relação preço-qualidade que desafia e entusiasma a conhecer mais referências do produtor.


Castas: Chardonnay


Região: Jura


Teor Alcoólico: 12,5% Vol


PVP: +/- 20€


Domaine des Marnes Blanches Chardonnay En Quatre Vis 2018


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo